Questionários sobre sintomas de transtornos podem ajudar o paciente a compreender se necessita de atendimento médico
O diagnóstico dos distúrbios de saúde mental é quase sempre clínico, devendo levar em consideração os sintomas relatados pelo paciente, sua frequência e gravidade. De acordo com os critérios apresentados, é possível traçar o diagnóstico correto.
Nesse contexto, muitas pessoas têm dúvidas sobre quando procurar um médico psiquiatra para buscar o diagnóstico e tratamento corretos. Por isso, existem testes que possibilitam a identificação de sintomas que indiquem a possibilidade da presença de algum transtorno.
Entenda, a seguir, como os testes de saúde mental funcionam e como interpretar corretamente seus resultados.
Como são feitos os testes de saúde mental?
Os testes de saúde mental são ferramentas on-line autoaplicáveis, isto é, respondidas pelo próprio usuário. De forma geral, são compostos por perguntas sobre a forma e a frequência com que um sintoma se manifesta. Os sintomas descritos no questionário são correspondentes aos critérios diagnósticos do transtorno a ser avaliado.
É muito importante lembrar que os testes de saúde mental não substituem, em hipótese alguma, o diagnóstico feito pelo médico psiquiatra em consultório. Eles são uma ferramenta de triagem geral, ou seja, para que o paciente possa entender o que seus sintomas podem representar e, consequentemente, que ele deve passar por uma consulta.
Teste de depressão
O teste de depressão é um teste de saúde mental que contém perguntas sobre sintomas como:
- Alterações no sono e no apetite;
- Dificuldade de realizar tarefas;
- Alterações do interesse por realizar atividades;
- Cansaço, falta de concentração e falta de energia;
- Pensamentos autodestrutivos ou de morte;
- Humor deprimido.
As respostas devem ser dadas de acordo com a frequência com que os sintomas aparecem e, dependendo do resultado apresentado — que é enviado por e-mail ao paciente —, podem indicar a necessidade de avaliação médica para a depressão.
Teste de ansiedade
No teste de ansiedade, o paciente deve responder a perguntas sobre a frequência da manifestação de sintomas típicos da ansiedade. Este teste de saúde mental é baseado no GAD-7 (Generalized Anxiety Disorder 7-item), um questionário elaborado por pesquisadores em saúde mental de acordo com os critérios diagnósticos da ansiedade estabelecidos pelo DSM.
Dependendo dos resultados, o paciente também recebe a indicação de avaliação médica. Os principais sintomas analisados são:
- Excesso de preocupação por muito tempo e com diversas coisas;
- Agitação;
- Falta de controle sobre as preocupações;
- Nervosismo e tensão constantes;
- Sensação de que algo horrível pode acontecer;
- Irritabilidade.
Teste de burnout
No teste de burnout, é possível que o paciente responda sobre a frequência de sintomas que indiquem o esgotamento profissional. O teste foi desenvolvido por pesquisadores que desenvolveram o Copenhagen Burnout Inventory (Inventário de Burnout de Copenhague). Nele, são avaliadas as frequências de situações como:
- Cansaço constante;
- Frustrações no trabalho;
- Esgotamento profissional;
- Exaustão mental relacionada ao trabalho;
- Facilidade de ficar doente;
- Ansiedade relacionada a ter que trabalhar;
- Falta de energia para outras atividades (lazer, hobbies etc.).
Teste de compulsão alimentar
Da mesma forma como os outros testes de saúde mental, o teste de compulsão alimentar é realizado por meio da obtenção de respostas do próprio paciente sobre seu comportamento alimentar, levantando pontos como:
- Hábito de comer relacionado ao estado mental;
- Dificuldade de relacionar a fome física ao desejo de comer;
- Culpa relacionada ao hábito de comer;
- Falta de controle sobre a alimentação;
- Alterações significativas, para mais e para menos, no consumo calórico diário;
- Capacidade de se alimentar em situações de convívio social e em momentos de solidão;
- Pensamentos sobre comida.
Teste de sofrimento mental
No teste de sofrimento mental, são respondidas perguntas sobre sintomas como:
- Perda de interesse em atividades;
- Sensação de inutilidade;
- Cansaço;
- Problemas gastrointestinais;
- Pensamentos suicidas;
- Sensação de descontrole emocional;
- Alterações de apetite;
- Alterações do sono;
- Dores de cabeça frequentes;
- Tristeza constante.
Da mesma forma como os outros testes de saúde mental, as respostas são processadas e, dependendo do resultado, o paciente recebe a indicação de que deve procurar atendimento médico com um psiquiatra.
Teste de transtorno bipolar
O teste de transtorno bipolar se baseia nos sintomas do distúrbio que se caracteriza pela presença de estados de humor depressivo e eufórico (mania e hipomania). O teste é composto por 15 perguntas objetivas, cujas respostas devem ser “sim” ou “não”, e foi elaborado de acordo com a escala do Questionário do Transtorno de Humor.
As perguntas variam a respeito de ações que a pessoa pode ter tomado fora do que considera seu estado normal — e das consequências dessas ações —, com temas como:
- Estados de euforia e energia exagerados;
- Irritabilidade;
- Autoconfiança e tendência a atividades de risco;
- Alterações nos padrões de sono;
- Fala exagerada;
- Alteração na velocidade de pensamento;
- Dificuldade de concentração;
- Mudança perceptível nas interações sociais;
- Aumento da libido.
Testes de TDAH
Os testes de TDAH são testes de saúde mental que avaliam a frequência dos sintomas do transtorno. São, na realidade, dois testes, sendo um sobre os sintomas de déficit de atenção e outro sobre sintomas de hiperatividade.
No teste de TDAH para déficit de atenção, são avaliados pontos como:
- Dificuldade de atenção e concentração;
- Distração com barulhos à volta;
- Falta de organização;
- Dificuldade de entender o que as pessoas dizem;
- Procrastinação;
- Dificuldade de encontrar objetos;
- Problemas com agenda.
No teste de TDAH para avaliar a hiperatividade, o paciente deve responder a perguntas sobre os seguintes sintomas:
- Inquietação e agitação;
- Impaciência;
- Ansiedade;
- Tensão constante;
- Tédio constante.
Já no teste de TDAH Completo, todos os sintomas são avaliados de forma global.
Teste de Autismo Infantil
O teste de autismo infantil para crianças de 4 a 11 anos é uma ferramenta de triagem que ajuda pais e cuidadores a identificar sinais potenciais do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Esse e outros testes, realizados online e autoaplicáveis, avaliam aspectos como comportamentos sociais, habilidades de comunicação, padrões de comportamento repetitivo e interesses restritos, além do desenvolvimento emocional e cognitivo da criança. Eles ajudam a reconhecer padrões que podem indicar a presença de características associadas ao autismo, proporcionando uma visão inicial sobre a necessidade de uma avaliação mais detalhada.
É importante lembrar que esses testes não substituem uma avaliação clínica realizada por um especialista. Eles servem como uma ferramenta de triagem para orientar pais e cuidadores a buscar uma consulta com um profissional qualificado, caso os resultados sugiram a necessidade de uma análise mais aprofundada e um diagnóstico preciso.
O Instituto Sanapta é composto por profissionais de diversas especialidades, com foco na busca saudável pela qualidade de vida dos pacientes que precisam de ajuda para superar os transtornos de saúde mental. Os testes de saúde mental são disponibilizados em nosso site como mais uma ferramenta de apoio aos pacientes.
Para saber mais, entre em contato com o Instituto Sanapta e agende já uma consulta.
Fonte: