Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Ansiedade

Ansiedade
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Entenda como a ansiedade pode se tornar um transtorno que precisa de tratamento médico 

A ansiedade pode ser definida como um conjunto de sentimentos relacionados à angústia, perturbação, medo ou insegurança, que se traduzem em sintomas físicos e psicológicos, e são naturais do ser humano, existindo como uma maneira de nos protegermos ou mesmo de fazer com que entremos em ação diante de situações em que isso é necessário.

Isso quer dizer que todas as pessoas já passaram, passam ou passarão por momentos de ansiedade em suas vidas. No entanto, quando os sentimentos afetam de forma significativa a qualidade de vida de uma pessoa, eles podem ser classificados como uma doença. Existe uma série de transtornos de ansiedade, além de outras doenças que a têm como parte de seus sintomas.

Quero tratar a ansiedade!

O que causa a ansiedade?

A ansiedade pode ser causada por diversos fatores. Sabe-se que muitas pessoas têm predisposição genética para viver episódios ansiosos mais frequentes e intensos, mas esta não é a única causa possível para a condição.

O sentimento pode aparecer também quando a pessoa está prestes a passar por uma situação que considera muito estressante, como começar em um emprego novo, passar por uma cirurgia ou qualquer situação que julgue importante ou de risco, seja real ou não.

Já os transtornos de ansiedade, isto é, quando o sentimento se torna generalizado ou associado a situações específicas de forma frequente, podem ser causados por diversos fatores, de acordo com o tipo de transtorno apresentado pelo indivíduo.

Tipos de transtornos de ansiedade

Os transtornos podem ser classificados de acordo com as causas de sua manifestação e a forma como os sintomas surgem. São eles:

  • Transtorno de ansiedade generalizada: quando o sentimento é intenso e ocorre em diversas áreas e situações;
  • Transtorno de ansiedade social: quando o sentimento ansioso é relacionado a interações sociais;
  • Transtorno de pânico: ocorre quando a ansiedade surge de forma intensa e repentina, com sensação de que algo ruim está prestes a acontecer;
  • Ansiedade de separação: o sentimento é desencadeado pela separação de entes — é comum em crianças quando os pais se separam;
  • Agorafobia: ocorre quando a pessoa tem medo excessivo de frequentar lugares públicos e movimentados;
  • Transtorno de estresse pós-traumático: quando a ansiedade é desencadeada após a vivência de situações violentas ou traumáticas.

Sintomas

Como mencionado anteriormente, a ansiedade pode se manifestar como uma série de sintomas físicos e psicológicos. Eles podem surgir de forma intensa e rápida (o que pode caracterizar uma crise de pânico) ou de forma gradativa. Da mesma maneira, podem durar alguns minutos, horas ou mesmo dias.

Sintomas físicos da ansiedade

Entre os sintomas físicos da ansiedade, podemos destacar:

  • Tensão muscular e tremores;
  • Palpitações;
  • Falta de ar;
  • Tontura;
  • Falta ou excesso de apetite;
  • Sudorese excessiva sem relação com o calor;
  • Distúrbios gastrointestinais (refluxo, diarreia, prisão de ventre, dor);
  • Sensação de bolo na garganta;
  • Sensação de cansaço extremo;
  • Alterações na qualidade do sono (insônia ou sonolência);
  • Dores de cabeça, no peito e musculares sem causa aparente.

Não espere mais!

Trate a ansiedade no Instituto Sanapta!

Sintomas psicológicos da ansiedade

Os principais sintomas psicológicos são:

  • Sensação de que algo ruim está para acontecer;
  • Irritabilidade e impaciência;
  • Excesso de preocupação e pensamentos obsessivos;
  • Sensação de perda de controle;
  • Sensação de perda de conexão com as pessoas e ambiente;
  • Inquietação;
  • Autocrítica e autodepreciação;
  • Dificuldade de manter interações sociais.

As crises não se caracterizam, necessariamente, pelo aparecimento de todos os sintomas listados acima de uma vez. Além disso, os sintomas psicológicos da ansiedade podem, ainda, variar de acordo com o tipo de transtorno que a pessoa tem.

Fatores de risco

Os fatores de risco da ansiedade são um conjunto de características que fazem com que um indivíduo tenha mais chances de ter uma crise ou mesmo um transtorno estabelecido. Como já mencionado, a predisposição genética é um desses fatores.

Outro fator que pode ser considerado de risco para a ansiedade é o gênero, já que diversos estudos apontam que mulheres têm mais chances de desenvolvê-la que os homens. A presença de doenças cardíacas, hormonais e respiratórias também aumenta o risco de desenvolver algum tipo de transtorno ansioso.

O uso de alguns tipos de drogas e medicamentos também pode ser um fator de risco. Álcool, estimulantes, cafeína, cocaína, medicamentos corticosteroides e outros tipos de remédios podem ter sintomas ansiosos como efeitos colaterais.

Como controlar a ansiedade?

Uma das dúvidas mais comuns de pacientes que procuram ajuda quando têm sintomas ansiosos é sobre o controle. Crises específicas que não caracterizam, necessariamente, um transtorno, podem ser controladas por meio da respiração, do relaxamento e da atividade física, por exemplo.

No entanto, quando os sintomas da ansiedade começam a afetar negativamente a qualidade de vida, é importante buscar ajuda médica especializada para tratá-los de forma adequada.

Diagnóstico da ansiedade

O diagnóstico de qualquer transtorno de ansiedade é clínico e deve ser feito pelo médico psiquiatra a partir da análise dos sintomas físicos e psicológicos apresentados pelo paciente. Além disso, também é importante avaliar as circunstâncias em que esses sintomas aparecem, para investigar o tipo de transtorno que pode ser diagnosticado.

Ainda, é importante investigar a possível presença de outros distúrbios de saúde mental, como a depressão, que pode estar associada à ansiedade. Também é importante investigar a origem dos sintomas físicos para que sejam corretamente associados à ansiedade, e não a outras doenças.

Teste de ansiedade

O teste é um conjunto de perguntas que devem ser respondidas pelo paciente que busca informações sobre a doença. Nele, devem ser dadas respostas sobre a frequência do aparecimento de alguns sintomas específicos.

Dependendo do resultado ao final do teste, o paciente pode ser aconselhado a buscar atendimento médico para que o diagnóstico correto seja feito. Você pode acessar o teste de ansiedade em nosso site.

Entre em contato agora mesmo clicando aqui e agende sua consulta!

Tratamentos

O tratamento da ansiedade deve ser estabelecido pelo médico psiquiatra e pode envolver o uso de medicamentos antidepressivos, ansiolíticos e antipsicóticos associado à psicoterapia e mudanças no estilo de vida.

Além disso, é possível recorrer a terapias complementares, como a acupuntura integrativa, que auxilia o paciente a aliviar diversos sintomas físicos e emocionais.

No Instituto Sanapta, o paciente encontra todo o apoio profissional necessário para o tratamento correto dos transtornos de ansiedade e outros distúrbios. O espaço conta com atendimento médico, psicoterapia, nutrição, educação física, orientação e acupuntura integrativa, partindo do princípio de que é possível obter qualidade de vida de forma saudável e completa.

Entre em contato e agende uma consulta.

Fontes:

Instituto Sanapta

Manual MSD

Ministério da Saúde