Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Aromaterapia: para que serve e como funciona?

Aromaterapia: para que serve e como funciona?
Imagem: Shutterstock

Entenda como a utilização de aromas em terapias pode ser benéfica na conquista do bem-estar

Nosso cérebro é estimulado de diversas maneiras a todo momento. Esses estímulos são essenciais para que nos mantenhamos vivos e saudáveis. Mesmo quando dormimos, a principal estrutura do sistema nervoso continua a ser constantemente estimulada.

Quero realizar aromaterapia!

Os cheiros são uma das principais formas com que nosso cérebro é estimulado. Presentes no ambiente em que vivemos, eles nos ajudam constantemente a identificar objetos, alimentos ou mesmo riscos. Por isso, com o passar dos tempos, tem-se constantemente estudado sobre as possibilidades do uso terapêutico dos aromas — percepções do olfato pelas células localizadas na parte de trás do nariz.

A partir dos conhecimentos adquiridos por meio da identificação dos estímulos cerebrais provocados pelos aromas, surgiu a aromaterapia, uma abordagem holística que se utiliza de óleos essenciais para promover, física e emocionalmente, a saúde e o bem-estar.

Para entender melhor como funciona e quais são os principais benefícios e aplicações da aromaterapia, preparamos este conteúdo. Boa leitura!

Como funciona a aromaterapia?

A aromaterapia, como já vimos, consiste na utilização aromática de óleos essenciais para estimular determinadas partes do cérebro. Esse estímulo provoca alterações no funcionamento cerebral a partir das interações neurais que elevam a sensação de bem-estar físico e mental, além de aliviar diversos sintomas.

Vários tipos de óleos essenciais podem ser utilizados na aromaterapia. Eles são compostos de aromas característicos que podem ser extraídos de diversos tipos de plantas. Existem registros que indicam o uso, com sucesso, dos óleos essenciais em terapias há pelo menos 4 mil anos.

A aplicação da aromaterapia pode ocorrer por meio da inalação direta, da difusão, da utilização de sprays ou de forma tópica por meio de massagens. A escolha da abordagem depende do tipo de óleo essencial utilizado e da finalidade do tratamento.

Não espere mais!

Desperte seus sentidos com aromaterapia no Instituto Sanapta!

Quais os benefícios da aromaterapia?

Desde os primórdios de sua utilização em tratamentos, e com o passar do tempo, diversos benefícios têm sido constatados a partir da aromaterapia. São eles:

  • Alívio dos sintomas de ansiedade, estresse e depressão;
  • Promoção da sensação de bem-estar;
  • Alívio de dores e sintomas relacionados a diversas doenças físicas;
  • Promoção de equilíbrio emocional, melhorando o desempenho em atividades rotineiras e nas relações sociais;
  • Melhora da qualidade do sono;
  • Diminuição da tensão muscular;
  • Melhora do funcionamento do sistema imunológico;
  • Complemento ao tratamento tradicional de diversos distúrbios físicos e emocionais.

Quando a aromaterapia é indicada?

A aromaterapia pode ser indicada como parte complementar ao tratamento de diversos sintomas e doenças, tais como:

  • Ansiedade, estresse e depressão;
  • Cansaço;
  • Problemas respiratórios, enxaqueca, dores musculares e combate a inflamações em geral;
  • Falta de memória, dificuldade de concentração e má qualidade do sono;
  • Sintomas de doenças reumáticas;
  • Problemas digestivos;
  • Problemas do sistema imunológico.

Vale lembrar que a aromaterapia deve ser realizada com a supervisão de um médico especialista em tratamentos complementares em conjunto com um profissional que tenha, anteriormente, prescrito um tratamento tradicional e outras possibilidades complementares para o distúrbio diagnosticado no paciente.

Aromaterapia no Instituto Sanapta

A aromaterapia é uma das possibilidades de tratamentos complementares oferecidos pelo Instituto Sanapta, formado por especialistas que acreditam que a integralidade e a multidisciplinaridade são a chave para a conquista do bem-estar físico e mental.

Além do tratamento com óleos essenciais e outras abordagens como a acupuntura integrativa — realizadas por médicos especializados nesse tipo de terapia —, o Instituto Sanapta conta com médico psiquiatra, psicoterapeutas, nutricionistas e personal trainers. Assim, o paciente é visto como um organismo complexo que necessita ser cuidado de forma integral.

Entre em contato com o Instituto Sanapta para saber mais sobre a aromaterapia e outros tratamentos.

 

Fontes:

Instituto Sanapta

Centro Universitário São Camilo

Ministério da Saúde