Metodologias complementarem podem trazer inúmeros benefícios à saúde física e mental dos indivíduos
As chamadas práticas integrativas complementares (PICs) envolvem diversas metodologias terapêuticas e tratamentos que complementam as práticas da medicina convencional. Esse conjunto de abordagens promove a integração entre diferentes sistemas da medicina, criando uma abordagem holística e integrativa do cuidado com a saúde do indivíduo.
Existem diversos benefícios das práticas integrativas e complementares, fazendo com que esse tipo de abordagem se destaque entre as opções de tratamento que visam melhorar a saúde e promover o bem-estar dos pacientes. Entenda melhor a seguir!
Não espere mais!
Agende uma consulta com um de nossos profissionais!
Tipos de práticas integrativas e complementares
Existem diversos tipos de práticas integrativas e complementares, sendo as principais:
- Medicina tradicional chinesa, que inclui práticas como acupuntura, laserpuntura, dietoterapia, auriculoterapia, ventosaterapia e moxabustão;
- Homeopatia;
- Aromaterapia;
- Psiconeuroimunologia;
- Medicina emocional;
- Medicina holística;
- Mindfulness;
- Barra de access;
- Terapia de florais;
- Cromoterapia;
- Reiki;
- Fitoterapia;
- Outras práticas, como yoga, osteopatia, quiropraxia, ozonioterapia, massagem terapêutica e tai chi chuan.
Benefícios das práticas integrativas e complementares para saúde mental
Os benefícios das práticas integrativas para a saúde mental envolvem principalmente a capacitação dos indivíduos a assumir um papel ativo em seu próprio bem-estar e cuidados com a saúde. Isso porque as metodologias levam a:
Redução do estresse
Práticas como acupuntura, meditação, yoga e técnicas de respiração contribuem diretamente para redução e controle do estresse, acalmando a mente e reduzindo a atividade do sistema nervoso simpático. Além disso, essas metodologias aumentam a atividade do sistema nervoso parassimpático (responsável pelo relaxamento), levando à redução dos sintomas de estresse, como tensão muscular, batimentos cardíacos acelerados e respiração superficial.
Melhora do sono
Distúrbios do sono são comuns em muitos transtornos mentais, como ansiedade e depressão. Práticas como acupuntura, meditação e outras técnicas de relaxamento podem ajudar a promover um sono mais profundo e restaurador. A redução do estresse e da ansiedade, juntamente com a criação de rituais relaxantes antes de dormir, pode melhorar a qualidade do sono e ajudar as pessoas a enfrentarem os desafios com mais energia e clareza mental.
Aumento da resiliência emocional
As práticas integrativas e complementares podem fortalecer a resiliência emocional, que é a capacidade de lidar com os desafios e adversidades da vida de forma adaptativa. Meditação, mindfulness e yoga, por exemplo, ajudam no desenvolvimento de uma maior consciência a respeito dos pensamentos e emoções, permitindo que os indivíduos respondam de forma mais consciente e menos reativa às situações estressantes.
Promoção da autoconsciência
As práticas integrativas e complementares incentivam a autoexploração e a conexão do indivíduo consigo mesmo. Medicina emocional, meditação e mindfulness, por exemplo, convidam as pessoas a observar seus pensamentos, emoções e sensações corporais sem julgamento. Isso promove uma maior autoconsciência, fazendo com que as pessoas reconheçam padrões de pensamento e comportamento que podem estar contribuindo para seu sofrimento mental.
Não espere mais!
Agende uma consulta com um de nossos profissionais!
Como as PICS auxiliam no tratamento de problemas da saúde mental?
Os benefícios das práticas integrativas e complementares contribuem diretamente para o tratamento de problemas de saúde mental, uma vez que podem resultar na melhora da qualidade de vida e na redução de sintomas como dor, ansiedade, estresse e insônia. As PICs também estimulam o paciente a conquistar maior autonomia em relação a seus pensamentos e sentimentos.
Um dos principais benefícios das práticas integrativas está na capacitação do paciente, permitindo que ele assuma um papel ativo nos cuidados com sua saúde. Isso é conquistado a partir da conscientização a respeito de um estilo de vida saudável, prática de técnicas de relaxamento e uso de metodologias que promovem relaxamento e autoconsciência.
Onde realizar as práticas integrativas e complementares?
Embora seja conduzido principalmente por um médico especialista, o tratamento das condições de saúde mental geralmente envolve uma abordagem holística e uma equipe multidisciplinar. Isso significa que os benefícios das práticas integrativas podem ajudar diretamente na melhoria do paciente com alguma alteração emocional.
O Instituto Sanapta é um centro que foi concebido justamente com a proposta de oferecer ao paciente um atendimento integral, atendendo a todas as suas necessidades físicas e emocionais a partir da combinação entre metodologias convencionais e práticas complementares.
Entre em contato para saber mais sobre os benefícios das práticas integrativas e complementares para a saúde mental.
Fontes: