Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Causas do transtorno de ansiedade generalizada (TAG)

Causas do transtorno de ansiedade generalizada (TAG)
Imagem: Shutterstock

O transtorno de ansiedade generalizada é, geralmente, resultante de uma combinação entre diversos fatores físicos, ambientais e mentais

O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é uma condição psiquiátrica caracterizada por preocupação excessiva e persistente em relação a uma ampla gama de eventos ou atividades, mesmo quando não há motivo real para essa preocupação. Essas preocupações são difíceis de controlar e geralmente estão acompanhadas por sintomas físicos, prejudicando significativamente o cotidiano do indivíduo.

O TAG é um transtorno crônico que pode causar bastante sofrimento e interferir nas atividades diárias, nos relacionamentos e no desempenho escolar e/ou profissional. Saiba mais sobre problema e entenda as causas do transtorno de ansiedade generalizada a seguir!

Não espere mais!

Agende uma consulta com um de nossos profissionais!

Sintomas do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)?

Os sintomas do podem variar em intensidade e duração, mas geralmente envolvem:

  • Sentimento constante e exagerado de preocupação, mesmo quando não há motivo real para essa preocupação;
  • Dificuldade em controlar a preocupação;
  • Inquietação e incapacidade de relaxar;
  • Tendência a se sentir tenso ou irritável constantemente;
  • Cansaço constante;
  • Dificuldade de concentração;
  • Irritabilidade;
  • Tensão muscular;
  • Problemas de sono;
  • Sintomas físicos como dores de cabeça, problemas gastrointestinais, sudorese, tremores, falta de ar, palpitações cardíacas e sensação de sufocamento;
  • Sintomas somáticos como sensação de formigamento ou dormência, tonturas, sensação de desmaio ou aperto no peito, muitas vezes sem causa física identificável.

Causas do transtorno de ansiedade generalizada (TAG)

O Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) geralmente é multifatorial e envolve uma combinação complexa de fatores genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos. Entre as principais causas do transtorno de ansiedade generalizada, estão:

Fatores genéticos

Existem evidências de que o TAG pode ocorrer com maior frequência em pessoas com histórico familiar de transtornos de ansiedade. Genes específicos podem influenciar a predisposição de uma pessoa para desenvolver um transtorno de ansiedade, embora o modo exato de herança genética não seja completamente compreendido.

Fatores biológicos

Alterações em certos neurotransmissores no cérebro, como serotonina, noradrenalina e GABA (ácido gama-aminobutírico), têm sido apontadas como causas do transtorno de ansiedade generalizada. Esses neurotransmissores desempenham um papel crucial na regulação do humor, ansiedade e resposta ao estresse.

Fatores ambientais

Experiências estressantes na infância ou eventos traumáticos podem aumentar o risco de desenvolver a condição. Situações estressantes persistentes, como problemas financeiros, problemas de relacionamento, pressões no trabalho ou eventos de vida significativos, também podem ser apontados como causas do transtorno de ansiedade generalizada, uma vez que contribuem para o desenvolvimento ou exacerbamento dos sintomas de ansiedade.

Fatores psicológicos

Pessoas com determinados traços de personalidade podem ter maior tendência a desenvolver TAG. Nesse sentido, podem ser apontados como causas do transtorno de ansiedade generalizada: perfeccionismo, tendência a preocupações excessivas, baixa autoestima ou dificuldades em lidar com incertezas.

Vale lembrar que, isoladamente, nenhum desses fatores pode ser apontado efetivamente como uma das causas do transtorno de ansiedade generalizada. Em geral, os fatores interagem entre si, criando um ambiente propício para o desenvolvimento da condição.

Não espere mais!

Agende uma consulta com um de nossos profissionais!

Diagnóstico e tratamento da TAG

O diagnóstico do Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG) é geralmente feito por um profissional de saúde mental, preferencialmente um psiquiatra. O processo diagnóstico pode envolver etapas como:

  • Entrevista clínica;
  • Avaliação de critérios diagnósticos estabelecidos pelo Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais;
  • Exclusão de outras condições médicas que possam estar contribuindo para os sintomas de ansiedade.

O tratamento do TAG pode envolver uma abordagem multidisciplinar, podendo incluir:

  • Terapia cognitivo-comportamental;
  • Uso de medicamentos;
  • Aplicação de terapias complementares, como meditação, yoga, exercícios físicos regulares e acupuntura;
  • Educação e suporte a respeito das causas do transtorno de ansiedade generalizada, ajudando o paciente a encontrar formas de lidar e contornar os fatores;
  • Monitoramento e ajustes no tratamento.

O tratamento é sempre individualizado, e leva em consideração a gravidade dos sintomas, a presença de condições médicas coexistentes, as preferências do paciente e as causas do transtorno de ansiedade generalizada. Entre em contato e agende uma consulta no Instituto Sanapta para saber mais.

Fontes:

Ministério da Saúde;

Instituto Sanapta.