O diagnóstico da condição requer avaliação médica especializada, bem como acompanhamento regular para gerenciamento dos sintomas
O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurobiológico causado, que se caracteriza por dificuldades persistentes em manter a atenção e controlar comportamentos impulsivos e hiperativos. Isso acontece devido a alterações nas transmissões neurais, levando a sintomas como inquietude e dificuldade para manter a atenção e concentração.
Embora os primeiros sintomas do TDAH geralmente se manifestem na infância, é muito comum que indivíduos com esta condição cheguem à idade adulta sem um diagnóstico adequado. Por isso, é muito comum que pessoas que enfrentem desafios de concentração, organização e controle dos impulsos se questionem: “como saber se tenho TDAH?”.
Entenda melhor sobre o diagnóstico desta condição!
Como saber se tenho TDAH?
A melhor forma de descobrir se você realmente tem transtorno do déficit de atenção e hiperatividade é por meio de uma avaliação especializada. Porém, vale a pena refletir a respeito de alguns pontos cruciais antes de procurar um profissional. São eles:
- Considerando os sintomas clássicos do TDAH, como dificuldade em manter a atenção, hiperatividade e impulsividade, avalie se eles são persistentes e como afetam sua vida diária;
- Verifique se você tem familiares próximos com histórico de TDAH ou condições relacionadas;
- Avalie se você tem dificuldades significativas em tarefas escolares ou profissionais devido à falta de concentração ou organização;
- Avalie se a impulsividade e a hiperatividade estão afetando suas relações pessoais e profissionais.
Teste de TDAH online
Uma ferramenta que pode ser bastante útil para quem está questionando “como saber se tenho TDAH” é o teste de TDAH disponibilizado pelo Instituto Sanapta. Trata-se de uma avaliação online que permite ao paciente identificar e entender seus sintomas, compreendendo se realmente há necessidade de passar por uma investigação médica mais detalhada.
Principais sinais e sintomas do TDAH
Para quem está se perguntando “como saber se tenho TDAH”, entender os principais sinais e sintomas da condição é mais uma importante maneira de confirmar a necessidade de procurar um médico especializado em saúde mental. Este profissional poderá avaliar o quadro apresentado e oferecer um diagnóstico adequado.
Entre os principais sintomas do TDAH, estão:
Desatenção
A desatenção é um dos principais sintomas do TDAH e pode se manifestar a partir de:
- Dificuldade em manter o foco e prestar atenção em detalhes;
- Esquecimento de tarefas e compromissos;
- Dificuldade em concluir tarefas;
- Desorganização.
Hiperatividade
A hiperatividade é caracterizada por um nível elevado de atividade que pode ser percebido por:
- Inquietação;
- Tendência a falar demais, interrompendo os outros e tendo dificuldade em se aquietar durante conversas;
- Necessidade de estar em movimento.
Impulsividade
A impulsividade no TDAH se manifesta por comportamentos rápidos e não planejados, como:
- Tomar decisões precipitadas sem considerar as consequências;
- Interromper os outros durante conversas ou atividades, com dificuldade em esperar a sua vez em situações sociais ou profissionais;
- Dificuldade em controlar impulsos, levando a ações repentinas e reações emocionais intensas.
Se você reconhece esses padrões em si mesmo, é natural que esteja se questionando “como saber se tenho TDAH”, sendo recomendado procurar um profissional para um diagnóstico preciso e orientação sobre o tratamento.
Qual médico realiza o diagnóstico do TDAH?
O diagnóstico do transtorno do déficit de atenção e hiperatividade é realizado por um profissional especializado em saúde mental, preferencialmente o psiquiatra. Este médico possui conhecimento específico a aprofundado, estando apto a avaliar e tratar transtornos psiquiátricos, podendo prescrever medicamentos para lidar com o TDAH.
Em geral, o diagnóstico do TDAH envolve uma avaliação completa do paciente, que inclui verificação do histórico médico, entrevistas clínicas e preenchimento de questionários. A diferenciação clínica dos sintomas, eliminando a possibilidade de outros transtornos ou alterações, também faz parte do diagnóstico.
Tratamentos tradicionais e complementares para o TDAH
Quem se pergunta “como saber se tenho TDAH”, geralmente também se questiona a respeito do tratamento para esta condição. Em geral, a abordagem terapêutica envolve uma combinação entre medicamentos e realização de terapia comportamental.
Além dos tratamentos tradicionais, abordagens complementares podem ser bastante benéficas ao paciente com TDAH. Estratégias como acupuntura integrativa, mudanças no estilo de vida e práticas meditativas podem auxiliar o paciente a alcançar mais qualidade de vida e controle dos sintomas. Vale lembrar, entretanto, que o tratamento é sempre personalizado às necessidades e características do paciente.
Se você está se perguntando “como saber se tenho TDAH”, entre em contato e agende uma avaliação no Instituto Sanapta.
Fontes:
Manual MSD;
Associação Brasileira de Déficit de Atenção;
Instituto Sanapta.