Ingestão exagerada e sem controle de alimentos são alguns dos sinais que confirmam o diagnóstico da compulsão alimentar
A compulsão é um transtorno emocional no qual o indivíduo age por impulso ao repetir um hábito de maneira excessiva, como tentativa de obter uma sensação imediata de bem-estar. A ação repetida ocorre até mesmo quando o hábito traz prejuízos para a pessoa, e um dos tipos de compulsão mais comuns é justamente a alimentar.
Entre em contato e agende sua consulta!
A compulsão alimentar é um distúrbio alimentar caracterizado pelo consumo de grandes quantidades de alimentos em um curto período. Pessoas compulsivas sentem a necessidade de comer mesmo quando não estão com fome, o que resulta em ganho excessivo de peso pela ingestão de alimentos calóricos e desenvolvimento de transtornos emocionais como a depressão.
Geralmente, a pessoa pode apresentar sentimento de culpa após comer demais, e a compulsão pode ser específica a certos tipos de alimentos. É o caso da compulsão por doces, por exemplo.
A doença pode ser curada, mas é fundamental obter um diagnóstico da compulsão alimentar para iniciar o tratamento adequado.
Principais causas da compulsão alimentar
A compulsão alimentar pode ser um mecanismo de enfrentamento para frustrações e fatores de estresse na vida do indivíduo. Desse modo, o ato de comer exageradamente e sem controle é uma compensação que trazer uma sensação temporária de alívio para as adversidades emocionais.
A compulsão alimentar pode estar associada a diferentes fatores, como transtornos de ansiedade, problemas hormonais, genéticos e dietas muito restritivas.
Principais sintomas da compulsão alimentar
Para obter o diagnóstico da compulsão alimentar, é necessário conhecer os sintomas desse tipo de comportamento. Portadores deste tipo de doença comem grandes quantidades de alimentos muito mais rápido do que a maioria das pessoas comeria. Os principais sinais que indicam um caso do tipo são:
- Comer mesmo quando não está com fome e mais rápido do que o normal;
- Dificuldades para parar de comer;
- Ausência de práticas purgativas (uso de laxantes, remédios ou indução de vômitos);
- Esconder alimentos ou comer escondido;
- Sentimento de culpa após comer;
- Obesidade.
Não espere mais!
Trate a compulsão alimentar com especialistas do Instituto Sanapta!
Como é feito o diagnóstico da compulsão alimentar?
O diagnóstico da compulsão alimentar é baseado na análise clínica dos sintomas apresentados, no qual o médico avalia se o paciente atende a alguns critérios que caracterizam o distúrbio alimentar. São eles:
- Os episódios de compulsão alimentar ocorrem, pelo menos, uma vez por semana durante 3 meses;
- Sensação de falta de controle ao comer.
O diagnóstico da compulsão alimentar é confirmado com a presença de, ao menos, 3 dos seguintes critérios:
- Comer mais rápido do que o normal;
- Comer até sentir-se desconfortavelmente cheio;
- Comer grandes quantidades de alimento sem sentir fome;
- Comer sozinho por vergonha;
- Sentir-se deprimido ou culpado depois de comer exageradamente.
Outra característica que reforça o diagnóstico da compulsão alimentar é que o paciente não pratica comportamentos compensatórios inadequados após comer demais, como indução de vômitos, prática exagerada de exercícios físicos ou uso de laxantes e diuréticos. Essas medidas estão relacionadas a outro tipo de transtorno alimentar, a bulimia.
Opções de tratamento para a compulsão alimentar
O tratamento para a compulsão alimentar envolve uma abordagem multidisciplinar com profissionais de psicologia, psiquiatria, endocrinologia, nutrição, entre outros.
O acompanhamento psicoterápico é fundamental para identificar os gatilhos de ansiedade que levam o indivíduo à compulsão alimentar. O uso de medicamentos pode ser recomendado como parte do tratamento após uma avaliação médica individual.
Paralelamente às abordagens terapêuticas, o paciente deve receber orientação de um nutricionista para seguir uma dieta equilibrada com as quantidades e variedade de alimentos que devem ser consumidos diariamente. A realização de exercícios físicos também é importante para o controle da ansiedade e para desviar o foco da comida.
Qual profissional procurar nestes casos?
O diagnóstico da compulsão alimentar é feito por um endocrinologista ou uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, nutricionista, psiquiatra e profissionais de educação física. O Instituto Sanapta é um espaço que oferece tratamento integrado com uma abordagem multidisciplinar para proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos nossos pacientes.
Entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta em nossa clínica.
Fontes: