Diagnóstico deve levar em consideração sintomas de déficit de atenção e hiperatividade
O transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) é um distúrbio que se caracteriza pela dificuldade de manter atenção e sintomas de inquietação e hiperatividade. Na maioria dos casos, surge ainda na infância, com sintomas que podem permanecer na vida adulta.
O diagnóstico do TDAH feito corretamente por um médico psiquiatra é fundamental para que seja estabelecido um tratamento adequado que promova uma melhora significativa dos sintomas e da qualidade de vida do paciente. Entenda mais a seguir.
Entre em contato agora mesmo e agende a sua consulta!
Causas e sintomas do TDAH
O TDAH é causado por alterações químicas no cérebro que impactam na capacidade de manter atenção e de controle do comportamento. Não se conhece uma causa específica para estas alterações, ainda que se saiba que determinadas vivências e o histórico genético podem influenciar em seu desenvolvimento.
O histórico genético tem importância muito grande no diagnóstico. A herdabilidade do transtorno está entre as maiores da psiquiatria.
Por causa da alteração no funcionamento cerebral, os principais sintomas do TDAH estão relacionados ao déficit de atenção e à hiperatividade. Estes sintomas podem ser percebidos em situações diferentes em crianças e em adultos. Na infância, é comum haver manifestações como:
- Dificuldade de atenção na escola e no cotidiano familiar;
- Inquietude e agitação;
- Dificuldade de se manter quieto em momentos de silêncio;
- Dificuldade para seguir instruções e finalizar atividades;
- Intolerância à necessidade de atenção por tempo prolongado;
- Dificuldade no relacionamento com os pais por dificuldade em seguir regras;
- Impulsividade.
Já nos adultos, os sintomas do TDAH podem ser percebidos das seguintes maneiras, entre outras:
- Falta de atenção e foco em atividades de trabalho, estudos e cotidianas;
- Sensação de tédio e sobrecarga mental;
- Oscilações de humor;
- Procrastinação em todas as áreas da vida;
- Hiperfoco em atividades específicas;
- Busca constante por estímulos prazerosos;
- Esquecimento de objetos e perda de prazos;
- Dificuldade grande em terminar o que começou impedindo a realização de sonhos e metas de longo prazo;
- Baixa autoestima e baixa autoconfiança;
- Tendência a compulsões como comida, jogo, álcool e drogas, sexo.
A identificação e o acompanhamento dos sintomas é um passo muito importante, como veremos a seguir, para o diagnóstico do TDAH tanto em crianças quanto em pessoas adultas.
Não espere mais!
Tratamento eficaz do TDAH no Instituto Sanapta
Como é feito o diagnóstico do TDAH?
O processo de diagnóstico do TDAH é sempre clínico e deve ser feito por um médico psiquiatra. Além disso, pode ser, na maioria dos casos, complexo. Isso ocorre porque muitos sintomas típicos do transtorno também podem ser sinais de outras doenças, como a depressão e determinados tipos de transtornos de ansiedade e de personalidade.
Por isso, é importante que o diagnóstico do TDAH seja feito a partir da análise dos sintomas relatados pelo paciente. Como o surgimento na infância é uma das principais características do transtorno, considera-se como critério que os sintomas tenham dado seus primeiros sinais antes dos 12 anos de idade.
Para isso, são analisadas diversas vivências do paciente: escola, trabalho, vida familiar, lazer, atividades prazerosas, entre outras situações que podem evidenciar os sintomas da doença. Desta forma, é possível traçar o diagnóstico do TDAH de forma eficiente.
Além disso, como muitos sintomas são comuns a outros transtornos, é importante que seja feita sua diferenciação durante o processo de diagnóstico do TDAH. Assim, é possível não somente confirmar a presença do transtorno, mas identificar possíveis patologias que podem ocorrer de forma concomitante.
Qual profissional procurar para o tratamento?
Assim como o diagnóstico do TDAH, o profissional que deve ser procurado para o tratamento do transtorno é o médico psiquiatra, que deverá avaliar, a partir da análise do caso do paciente, o melhor caminho a ser percorrido em busca da melhora da qualidade de vida.
Ainda que não exista cura para o TDAH, é possível obter uma vida com qualidade a partir de estratégias que combinam o tratamento medicamentoso — por meio do uso de medicamentos psicoestimulantes que podem ou não ser combinados com outros tipos de medicação — com a psicoterapia e mudanças no estilo de vida, além de terapias complementares, como a acupuntura integrativa.
Como vimos, o diagnóstico do TDAH aliado ao tratamento correto e integrado é muito importante para que o paciente se sinta aliviado dos sintomas tão incômodos dessa condição. O Instituto Sanapta é composto por profissionais de diversas áreas — psiquiatra, psicoterapeutas, coaching, nutricionista, educador físico e medicina integrativa —, preparados para que o paciente receba um tratamento saudável e com impactos positivos para sua saúde como um todo.
Entre em contato agora mesmo e agende a sua consulta!
Agende já sua consulta com o instituto Sanapta.
Fontes: