Metodologia terapêutica promove equilíbrio emocional e bem-estar mental, favorecendo o tratamento de diversas condições
O estado de espírito de uma pessoa, assim como suas emoções, tem um papel fundamental na manutenção da saúde geral. Isso significa que emoções negativas — como medo, raiva e insegurança, por exemplo — podem levar ao desequilíbrio entre corpo e mente, favorecendo o desenvolvimento de doenças e alterações de saúde.
O uso dos florais de Bach tem como objetivo restaurar esse equilíbrio, ajudando o indivíduo a trabalhar suas emoções e a combater diferentes tipos de problema de saúde. Entenda melhor a respeito dessa técnica a seguir!
Quero realizar a abordagem de florais de Bach!
O que são os florais de Bach?
Os florais de Bach são um sistema de medicina alternativa que utiliza essências florais para promover o equilíbrio emocional e o bem-estar mental. Essa abordagem foi desenvolvida pelo médico e homeopata britânico Dr. Edward Bach na década de 1930.
A metodologia se baseia na crença de que as emoções negativas podem contribuir para problemas de saúde e que as essências florais têm propriedades curativas para restaurar o equilíbrio emocional. O sistema inclui 38 essências florais, sendo que cada uma destas está associada a uma emoção específica ou a um estado mental.
Como escolher os florais certos?
O processo de seleção das essências florais de Bach envolve uma consulta com um especialista, que deverá ouvir e entender os sentimentos, as preocupações e o estado emocional do paciente, avaliando também sua saúde geral e sintomas físicos apresentados. Com base nessas informações, o especialista recomenda uma ou mais essências que podem ajudar a equilibrar essas emoções.
Esse especialista também se responsabiliza por acompanhar os resultados, ajustando as essências conforme necessidade, bem como auxiliar na integração desse método com o tratamento convencional.
Não espere mais!
Realize a metodologia de Florais de Bach no Instituto Sanapta!
Quando o uso dos florais de Bach é indicado?
O uso dos florais de Bach é indicado para uma variedade de situações em que se busca equilíbrio emocional e suporte psicológico. Algumas das principais circunstâncias em que o uso dessas essências pode ser recomendado são:
- Estresse;
- Ansiedade;
- Sensação de sobrecarga emocional;
- Preocupações em excesso;
- Desafios de adaptação;
- Sentimentos de tristeza, desânimo e melancolia;
- Necessidade de autoconhecimento e desenvolvimento pessoal;
- Dificuldades relacionadas ao luto;
- Problemas de sono;
- Dificuldades de concentração;
- Desafios nos relacionamentos interpessoais;
- Autoestima e autoconfiança baixas;
- Casos de ataques de pânico, medos específicos ou fobias;
- Momentos de crise.
É importante destacar que os florais de Bach não são destinados a tratar condições médicas específicas e não substituem a orientação de profissionais de saúde qualificados. Trata-se de uma abordagem complementar para promover o equilíbrio emocional e auxiliar em tratamentos.
Como usar os florais de Bach?
A forma de uso dos florais de Bach pode ser muito pessoal, variando conforme as necessidades de cada pessoa. Em geral, o passo a passo envolve:
- Consulta com um profissional qualificado;
- Identificação das essências que melhor se alinham às necessidades emocionais do paciente;
- Utilização dos florais de Bach na dosagem indicada pelo especialista – em geral, são recomendadas de duas a quatro gotas diretamente sob a língua do paciente, ou diluídas em água;
- Em emergências, pode ser recomendado o uso do chamado “rescue remedy”, uma mistura de cinco essências indicada para momentos de grande estresse, como em crises de ansiedade;
- Persistência e consistência na utilização das essências;
- Observação de mudanças em emoções, pensamentos e comportamentos;
- Realização de ajustes conforme necessidade.
Os florais de Bach podem ser integrados com outras práticas de autocuidado, como meditação, exercícios físicos e terapia. Uma abordagem holística frequentemente proporciona benefícios mais abrangentes. Vale lembrar que o uso dessas essências consiste em uma abordagem complementar que não substitui os cuidados médicos convencionais. A participação de um profissional durante o processo é valiosa para garantir uma abordagem segura, personalizada e eficaz para o seu bem-estar emocional.
Para saber mais, entre em contato e agende uma consulta no Instituto Sanapta.
Fonte: