Práticas integrativas e complementares utilizam abordagens terapêuticas diferentes das convencionais para promover saúde e qualidade de vida
As práticas integrativas e complementares (PICs) são um conjunto de abordagens terapêuticas e tratamentos que complementam a medicina convencional. Essas práticas podem ser utilizadas em conjunto com tratamentos tradicionais para melhorar a saúde e o bem-estar dos pacientes.
Quero melhorar minha qualidade de vida!
Também conhecidas como medicinas complementares e alternativas (MCA) ou terapias complementares e alternativas (TCA), as práticas integrativas e complementares devem ser sempre executadas por um médico com conhecimento e experiência nessas técnicas. Saiba mais a seguir!
O que são práticas integrativas e complementares?
Práticas integrativas e complementares (PICs) são formas de cuidado em saúde que utilizam abordagens terapêuticas diferentes das convencionais, promovendo a integração entre diferentes sistemas da medicina. Elas são complementares porque podem ser utilizadas em conjunto com a medicina convencional, não substituindo necessariamente um tratamento tradicional.
As chamadas PICs agregam-se aos tratamentos convencionais, promovendo uma abordagem holística e integrativa do cuidado com a saúde do indivíduo. O uso dessas práticas tem crescido ao redor do mundo, com muitas pessoas buscando alternativas menos agressivas e invasivas de promover uma saúde mais completa e equilibrada.
Não espere mais!
Realize as práticas integrativas e complementares no Instituto Sanapta!
Para que servem?
Entre os principais objetivos das práticas integrativas e complementares, estão:
- Promoção da saúde e prevenção de doenças;
- Alívio de sintomas como dor, ansiedade, estresse e insônia, proporcionando bem-estar e qualidade de vida;
- Melhora da qualidade de vida;
- Estímulo à autonomia e empoderamento;
- Redução de efeitos adversos.
Exemplos de práticas integrativas e complementares
Conheça algumas das práticas integrativas e complementares e entenda como elas funcionam:
Medicina tradicional chinesa
A medicina tradicional chinesa (MTC) é um sistema de saúde holístico e milenar que tem suas raízes na cultura e filosofia chinesas. Ela se baseia em princípios como o equilíbrio energético, a interconexão entre os diversos sistemas do corpo e a harmonia com o ambiente. Na MTC, a saúde é vista como um estado de equilíbrio e, quando esse equilíbrio é perturbado, surgem doenças e desequilíbrios no corpo.
Conheça algumas das principais práticas da medicina tradicional chinesa:
Acupuntura
A acupuntura envolve a inserção de agulhas finas em pontos específicos do corpo estimulando a liberação de neurotransmissores específicos no cérebro, relacionados ao bem-estar e o bom funcionamento do cérebro. Essa técnica é usada para tratar uma variedade de condições, como dores musculares, enxaquecas, ansiedade e problemas digestivos.
Laserpuntura
É uma variação da acupuntura que utiliza feixes de luz laser em vez de agulhas para estimular os pontos de acupuntura. O laser é ajustado para uma frequência específica que pode ter efeitos terapêuticos semelhantes à acupuntura tradicional, sendo especialmente útil em casos em que a pessoa tem aversão a agulhas.
Dietoterapia
A dietoterapia se baseia na ideia de que os alimentos têm propriedades capazes de afetar o equilíbrio do corpo. Neste tipo de prática integrativa e complementar, o médico prescreve dietas específicas baseadas na condição de saúde do paciente e nas teorias da medicina chinesa.
Auriculoterapia
Esta técnica foca na estimulação de pontos específicos na orelha para tratar diversas condições. A estimulação pode ser feita a partir de agulhas, sementes de mostarda, ou pressão manual.
Ventosaterapia
Esta é uma técnica em que copos de vidro são aplicados na pele para criar vácuo e estimular a circulação sanguínea e melhorar a circulação, ajudando a desintoxicar o corpo e reduzir a inflamação.
Moxabustão
Este tratamento utiliza uma erva chamada artemísia, que é queimada próximo aos pontos de acupuntura para gerar calor e estimular a ativação do ponto. É usada para fortalecer o sistema imunológico, aliviar dores crônicas, melhorar a circulação e tratar problemas digestivos.
Aromaterapia
A aromaterapia utiliza óleos essenciais naturais para promover o bem-estar físico, mental e emocional. Os óleos essenciais são inalados, usados em massagens ou difundidos no ambiente para aliviar o estresse, melhorar o humor, promover o relaxamento e até mesmo auxiliar em questões respiratórias.
Fotobiomodulação
Também conhecida como terapia com luz LED ou terapia fotônica, a fotobiomodulação utiliza luzes específicas de baixa intensidade para estimular processos biológicos nas células do corpo. É usada para aliviar dores, acelerar a cicatrização de feridas, melhorar a saúde da pele e tratar condições como a depressão.
Psiconeuroimunologia
A psiconeuroimunologia estuda a interação entre o sistema nervoso, o sistema imunológico e processos psicológicos como emoções, pensamentos e comportamentos. Essa abordagem considera a influência das emoções e do estresse na saúde física e mental, buscando compreender como fatores psicológicos podem afetar o sistema imunológico e a saúde como um todo.
Medicina emocional
A medicina emocional se concentra na influência das emoções na saúde e no processo de cura. Ela reconhece a importância de lidar com questões emocionais para promover o bem-estar geral e tratar condições de saúde que têm origem emocional.
Medicina holística
A medicina holística considera o ser humano como um todo, integrando aspectos físicos, emocionais, mentais e espirituais. Os profissionais dessa área buscam identificar e tratar não apenas os sintomas, mas também as causas subjacentes das condições de saúde, promovendo um equilíbrio integral do indivíduo.
Mindfulness
O mindfulness, ou atenção plena, é uma prática meditativa que envolve estar consciente do momento presente de forma intencional e sem julgamentos. É utilizada para reduzir o estresse, a ansiedade, a depressão e promover o bem-estar emocional, mental e físico.
Terapia de florais
A terapia de florais utiliza essências florais diluídas em água para equilibrar emoções, pensamentos e padrões comportamentais. Essa abordagem visa tratar desequilíbrios emocionais, como ansiedade, tristeza, medo e estresse, promovendo o equilíbrio emocional e mental.
Barra de access
A técnica de barras de access é uma terapia que envolve toques suaves em pontos específicos na cabeça, esses pontos estimulados, assim como na acupuntura ativam áreas cerebrais e ajustam neurotransmissores. É utilizada para reduzir o estresse, promover a clareza mental, melhorar o sono e aliviar sintomas emocionais.
Cromoterapia
A cromoterapia utiliza cores para influenciar o estado emocional, mental e físico das pessoas. Cada cor é associada a diferentes propriedades terapêuticas e pode ser utilizada em forma de luz, aplicação de cores nas roupas ou ambientes para promover o equilíbrio e o bem-estar.
Homeopatia
A homeopatia é uma abordagem terapêutica que utiliza substâncias altamente diluídas para estimular a capacidade de cura do organismo.
Reiki
O reiki é uma terapia energética japonesa que envolve a canalização e transmissão de energia vital através das mãos. O praticante de reiki coloca suas mãos sobre o corpo do paciente em posições específicas, permitindo que a energia flua para promover o equilíbrio e estimular o processo de cura natural. É utilizada para reduzir o estresse, aliviar dores, melhorar a qualidade do sono e promover um estado geral de relaxamento e bem-estar.
Fitoterapia
A fitoterapia consiste no uso de plantas medicinais e seus derivados para prevenir e tratar doenças. Ela envolve o uso de chás, extratos, tinturas, cápsulas e outros produtos naturais obtidos de plantas com propriedades terapêuticas.
Outras práticas integrativas e complementares
Além das explicadas acima, podemos listar como importantes práticas integrativas e complementares:
- Yoga;
- Osteopatia;
- Quiropraxia;
- Ozonioterapia;
- Tai Chi Chuan;
- Lian Gong;
- Tuiná;
- Massagem terapêutica.
Benefícios das práticas integrativas e complementares
A aplicação de práticas integrativas e complementares oferece uma série de benefícios aos pacientes, entre os quais estão:
Abordagem holística
As PICs consideram o indivíduo como um todo, levando em conta não apenas os sintomas físicos, mas também os aspectos emocionais, mentais e espirituais da saúde. Isso pode resultar em um cuidado mais completo e integrado.
Menor invasividade
As práticas integrativas e complementares muitas vezes oferecem abordagens terapêuticas que são menos invasivas em comparação com os tratamentos médicos convencionais. Dessa forma, o paciente tende a sentir menos efeitos colaterais e se recuperar mais rapidamente dos tratamentos.
Promoção da autogestão da saúde
Um dos aspectos fundamentais das práticas integrativas e complementares é capacitar os indivíduos a assumir um papel ativo em seu próprio bem-estar e cuidados de saúde. Isso porque muitas PICs incentivam a educação do paciente, a conscientização sobre estilo de vida saudável, a prática de técnicas de relaxamento, meditação e a prática de exercícios físicos.
Para saber mais sobre as práticas integrativas e complementares, entender seus benefícios e descobrir qual metodologia é mais adequada para você, entre em contato e agende uma consulta no Instituto Sanapta.
Fontes: