Entenda as principais atribuições do psiquiatra no tratamento da depressão e quais as abordagens mais comuns
A depressão é uma condição de saúde mental caracterizada pela presença crônica de humor deprimido. As principais formas de manifestação desse tipo de humor são a tristeza, o desânimo, a angústia e a baixa autoestima, que podem surgir por meio de diversos sinais e sintomas.
A psiquiatria é a especialidade médica que se dedica a estudar, diagnosticar e tratar condições relacionadas à saúde mental. Por isso, o apoio de um médico psiquiatra no tratamento da depressão é muito importante para que o paciente consiga lidar com os sintomas e controlá-los, possibilitando que recupere sua qualidade de vida.
Entenda, no conteúdo a seguir, quais as atribuições de um psiquiatra no tratamento da depressão e as opções de tratamento que podem ser escolhidas nesse processo.
Qual a função do psiquiatra no tratamento de depressão?
O psiquiatra é o médico especializado em psiquiatria, uma área da medicina que, como já mencionado, abrange os estudos e tratamentos relacionados à saúde mental. Os tratamentos prescritos pelo psiquiatra podem ser divididos em grupos, sendo eles o tratamento psicoterápico, o tratamento farmacológico (com o uso de medicamentos) e o tratamento combinado.
Todas essas abordagens podem ser prescritas pelo psiquiatra no tratamento. Elas são determinadas a partir de uma avaliação minuciosa do paciente, que busca identificar os sintomas da depressão de forma que já caracterizam a doença, e não um simples estado de sofrimento mental — que também pode necessitar de tratamento para evitar sua evolução para a doença em si.
Opções de tratamento para a depressão
Como dito anteriormente, abordagens farmacológicas, psicoterápicas ou uma combinação de ambas podem ser adotadas pelo psiquiatra no tratamento da depressão após avaliação individual do paciente. Na maioria dos casos, as metodologias escolhidas são combinadas, uma vez que, dessa forma, se atingem resultados mais satisfatórios de qualidade de vida.
Durante o tratamento, é comum que o psiquiatra também entre em contato com as pessoas próximas ao paciente, como familiares e amigos, para entender como estão suas relações e monitorar a evolução dos resultados.
Além disso, é importante combinar os tratamentos convencionais com outras ações, tais como:
- Exercícios físicos;
- Alimentação saudável;
- Obtenção de rede de apoio;
- Tratamentos complementares.
Essas possibilidades podem ser orientadas por profissionais especializados em suas áreas — como o nutricionista, no caso da alimentação —, desde que o paciente também esteja sob o acompanhamento do psiquiatra no tratamento da depressão.
Não espere mais!
Agende sua com psiquiatra no Instituto Sanapta!
Como escolher um psiquiatra para o tratamento de depressão?
A escolha, geralmente, começa antes mesmo do diagnóstico da condição, quando os pacientes com sintomas de sofrimento mental procuram ajuda médica.
Para que o diagnóstico e o tratamento da depressão sejam feitos corretamente, é importante que o psiquiatra seja um profissional humano, que entenda as dores e necessidades do paciente e que busque a melhor e mais saudável solução individualmente.
Por isso, no momento da escolha do psiquiatra, é importante se atentar a fatores como:
- Experiência do médico no tratamento de doenças como a depressão;
- Experiência do psiquiatra no tratamento da depressão em pacientes com características semelhantes (sexo, idade e outros fatores);
- Boas recomendações de pacientes que são ou já foram atendidos pelo psiquiatra;
- Registro ativo no Conselho Federal de Medicina e no Conselho Regional do Estado;
- Registro de Qualificação de Especialidade em Psiquiatria.
Psiquiatra no instituto Sanapta para o tratamento de depressão
Como já mencionado, um tratamento eficaz para depressão não inclui somente abordagens convencionais a partir do atendimento do médico psiquiatra. É fundamental que o paciente passe por uma combinação de tratamentos para que sua melhora o envolva de forma integral.
Pensando na importância da abordagem multidisciplinar, o Instituto Sanapta conta com psiquiatra, psicoterapeuta, nutricionista, personal trainer, acupuntura integrativa e outros tratamentos complementares para que o paciente com depressão e outros transtornos possa ser cuidado de forma completa e saudável.
Para conhecer mais, entre em contato com o Instituto Sanapta.
Fontes: