Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Psiquiatra para sofrimento mental

Psiquiatra para sofrimento mental
Imagem: Shutterstock

Embora não seja caracterizado como uma doença ou transtorno, o sofrimento mental pode trazer prejuízo à qualidade de vida e deve ser controlado

O sofrimento mental diz respeito a uma experiência subjetiva de angústia, dor emocional, desconforto psicológico ou dificuldade em lidar com as demandas da vida diária. Esse tipo de manifestação é capaz de afetar o bem-estar psicológico e emocional do indivíduo, e pode estar associado a transtornos mentais, estresse crônico, traumas emocionais e dificuldades interpessoais.

Quero consultar com um psiquiatra!

Embora ter sentimentos de tristeza, nervosismo e ansiedade seja completamente normal a todo ser humano, quando este tipo de sensação se torna permanente ou passa a prejudicar o cotidiano do indivíduo, pode ser necessário buscar ajuda de um psiquiatra para sofrimento mental. Saiba mais a seguir!

Causas e sintomas do sofrimento mental

Diversas situações podem causar sofrimento mental, incluindo mudanças intensas, momentos traumáticos, eventos negativos e problemas do cotidiano. Além disso, é importante destacar que cada pessoa reage de maneira particular às situações, não sendo possível apontar uma causa única para o sofrimento.

Os sintomas do sofrimento mental também são variáveis, podendo ser comuns a outros transtornos mentais. Em geral, uma pessoa com sofrimento mental pode manifestar:

  • Tristeza constante;
  • Sensação de angústia e ansiedade;
  • Nervosismo e irritabilidade;
  • Baixa autoestima;
  • Cansaço;
  • Perda de interesse nas atividades;
  • Sensação de descontrole emocional;
  • Alterações no sono;
  • Sintomas físicos como dor de cabeça e problemas gastrointestinais.

Não espere mais!

Reconhece esses sintomas? Entre agora em contato!

Um psiquiatra para sofrimento mental poderá identificar as causas dessas manifestações, bem como os transtornos que o indivíduo pode desenvolver a partir dos sintomas detectados. Caso necessário, o profissional poderá elaborar uma estratégia terapêutica adequada.

Tratamento do sofrimento mental

Uma vez que essa manifestação pode envolver diversas causas e sintomas, não existe uma fórmula específica para o seu tratamento. O psiquiatra para sofrimento mental deverá avaliar o paciente de maneira individualizada, identificando suas necessidades e o risco de evolução do quadro.

Entre as opções de tratamento que podem ser recomendadas pelo psiquiatra para sofrimento mental estão a psicoterapia, mudanças no estilo de vida e tratamentos complementares (como acupuntura ou aromaterapia, por exemplo). Dependendo do caso, pode ser necessário associar essas estratégias ao uso de medicamentos.

Psiquiatra para sofrimento mental: como ele pode ajudar?

Um psiquiatra para sofrimento mental pode ajudar o paciente ao fazer um correto diagnóstico e indicar intervenções terapêuticas adequadas para ajudar a aliviar o problema e promover o bem-estar psicológico do paciente. Cabe a este profissional:

  • Fazer a avaliação e diagnóstico da condição;
  • Desenvolver um plano de tratamento personalizado;
  • Prescrever medicamentos, quando necessário;
  • Monitorar e acompanhar a resposta do paciente ao tratamento;
  • Oferecer ou indicar intervenções terapêuticas diretas e complementares;
  • Fornecer informações educativas sobre o sofrimento mental e suas possíveis consequências.

Como procurar um bom psiquiatra para sofrimento mental?

Procurar um psiquiatra para sofrimento mental é um passo importante para garantir o cuidado adequado e eficaz, mas nem sempre é uma tarefa fácil. Algumas dicas que podem ajudar nesse processo são:

  • Peça recomendações a amigos, familiares, colegas de trabalho ou profissionais de saúde confiáveis;
  • Faça uma pesquisa online verificando os perfis dos profissionais, suas especialidades, formação acadêmica, experiência clínica e avaliações de pacientes;
  • Verifique credenciais e registro profissional;
  • Considere a especialidade, averiguando se o profissional trata sofrimento mental e suas consequências;
  • Avalie a abordagem terapêutica do psiquiatra para sofrimento mental, certificando-se de que ela esteja alinhada com suas preferências e necessidades.

O Instituto Sanapta é um centro de saúde mental que foi idealizado com o intuito de oferecer atendimento integral e personalizado aos pacientes. Para isso, a clínica conta com uma equipe multidisciplinar que está focada em proporcionar melhorias em todos os âmbitos da vida de uma pessoa, de modo que seja possível alcançar saúde mental, física e emocional de maneira integradas.

Além de psiquiatra para sofrimento mental, o Instituto Sanapta conta com nutricionistas, psicólogos, educadores físicos, acupunturistas e diversos outros profissionais dedicados a oferecer um atendimento humanizado e personalizado.

Entre em contato e agende uma consulta!

 

Fontes:

Ministério da Saúde;

Instituto Sanapta.