Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

TDAH e autismo: qual a relação?

TDAH e autismo: qual a relação?
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

TDAH e autismo: qual a relação?

Os dois transtornos podem apresentar características e sintomas semelhantes, muitas vezes coexistindo no paciente

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e o Transtorno do Espectro Autista (TEA) são dois transtornos do desenvolvimento bastante conhecidos e que afetam o comportamento, a cognição e a interação social, mas possuem características distintas e necessidades específicas de intervenção e suporte.

O acompanhamento do TDAH e autismo exige uma abordagem individualizada e um suporte abrangente para ajudar o indivíduo a desenvolver habilidades e estratégias para enfrentar as dificuldades relacionadas ao transtorno. Nesse sentido, diagnóstico precoce e o tratamento adequado são cruciais para melhorar o prognóstico e a qualidade de vida das pessoas afetadas por TDAH e autismo.

O que é o TDAH?

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é um transtorno neurobiológico que se manifesta por padrões persistentes de desatenção, hiperatividade e impulsividade. Estes sintomas podem impactar significativamente o funcionamento diário e a qualidade de vida de quem é afetado, dificultando o desempenho acadêmico, profissional e social.

O TDAH é diagnosticado frequentemente na infância, mas pode continuar a afetar a pessoa na vida adulta. A condição pode variar em gravidade e apresentação de uma pessoa para outra, e seu impacto pode ser modulado por estratégias de manejo eficazes, como intervenções terapêuticas e suporte educacional.

Características do TDAH

Entre as principais características de uma pessoa com TDAH, estão:

  • Dificuldade em manter o foco;
  • Esquecimento e desorganização;
  • Facilidade em ser distraído por estímulos externos ou pensamentos irrelevantes;
  • Inquietação;
  • Impulsividade;
  • Dificuldade em esperar;
  • Dificuldade em gerenciar o tempo.

O que é o autismo?

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um transtorno do desenvolvimento neurológico que afeta a comunicação, a interação social e os comportamentos do indivíduo. A condição pode variar amplamente em termos de gravidade e apresentação, com uma gama de habilidades e desafios. Os sintomas geralmente aparecem antes dos 3 anos de idade e podem persistir ao longo da vida.

Características do autismo

  • Dificuldades na comunicação verbal e não verbal;
  • Desafios na interação social;
  • Falta de empatia;
  • Padrões de comportamentos repetitivos;
  • Foco intenso e restrito em áreas de interesse específicas;
  • Resistência a mudanças;
  • Sensibilidade sensorial
  • Comportamento desafiador, em alguns casos.

Essas características podem variar amplamente entre os indivíduos com TEA. Algumas pessoas podem ter habilidades avançadas em certas áreas, enquanto outras podem enfrentar desafios significativos.

TDAH e autismo: qual a relação?

TDAH e autismo são dois transtornos do desenvolvimento que podem apresentar características semelhantes e, em alguns casos, coexistir na mesma pessoa. Apesar das diferenças fundamentais em seus sintomas e diagnósticos, há algumas interseções e sobreposições importantes entre eles, já que ambos os transtornos podem trazer sintomas de:

  • Desatenção e impulsividade;
  • Comportamentos repetitivos;
  • Dificuldades na interação social.

Estudos mostram que há uma taxa significativa de comorbidade entre TDAH e autismo. Isso significa que algumas pessoas podem ser diagnosticadas com ambos os transtornos. A presença de um transtorno não exclui a possibilidade de o outro estar presente.

Diferenças entre TDAH e autismo

O TDAH e autismo são dois transtornos do desenvolvimento que, embora compartilhem algumas características, apresentam diferenças marcantes em seus sintomas e impactos.

O TDAH é caracterizado por dificuldades persistentes em manter o foco, hiperatividade e impulsividade. Indivíduos com TDAH frequentemente têm problemas para prestar atenção a detalhes, manter a concentração em tarefas e controlar a impulsividade, o que pode resultar em comportamentos agitados e dificuldades em ficar sentado ou esperar a vez.

Por outro lado, o TEA é um transtorno caracterizado por desafios na comunicação social e comportamentos repetitivos e interesses restritos. Pessoas com TEA podem ter dificuldades significativas em iniciar e manter conversas, interpretar sinais não verbais e entender normas sociais.

As abordagens terapêuticas indicadas para melhorar a qualidade de vida de indivíduos com TDAH e autismo também variam. No TDAH, o tratamento comumente envolve medicação e terapia comportamental, além de estratégias de organização e gerenciamento do tempo. Para o TEA, podem ser recomendadas terapia comportamental, terapia de fala e linguagem, além de suporte educacional adaptado em alguns casos

Como lidar e apoiar a pessoa com TDAH e/ou TEA?

Lidar e apoiar uma pessoa com TDAH e/ou autismo pode ser desafiador, mas com estratégias adequadas e compreensão, é possível promover um ambiente mais inclusivo e eficaz. No caso das pessoas com TDAH, as principais recomendações para apoiar o indivíduo incluem:

  • Criação de rotinas consistentes;
  • Manutenção de um local de estudo ou trabalho livre de distrações
  • Sempre que possível, divida tarefas grandes em etapas menores e mais gerenciáveis;
  • Incentive o acompanhamento de um terapeuta;
  • Solicite adaptações nas salas de aula, caso necessário;
  • Forneça instruções claras e específicas;
  • Demonstre paciência e compreensão com as dificuldades da pessoa.

Para pessoas com TEA, as principais recomendações para oferecer apoio incluem:

  • Estimule a participação em atividades que incentivem a comunicação e a interação social;
  • Ajude a pessoa a entender e utilizar sinais sociais, como expressões faciais e linguagem corporal;
  • Para pessoas com dificuldades na fala, utilize sistemas de comunicação alternativa, como quadros de comunicação ou aplicativos;
  • Incentive a prática e o uso da linguagem através de conversas diárias e exercícios de fala;
  • Por mais que a rotina seja importante, introduza mudanças de forma gradual e com preparação prévia para ajudar a reduzir a ansiedade relacionada a elas;
  • Crie um ambiente que minimize a exposição a estímulos sensoriais que podem causar desconforto;
  • Ajude a pessoa a identificar e usar estratégias que melhoram a regulação sensorial;
  • Promova um ambiente de inclusão e aceitação tanto em casa quanto na escola ou no trabalho.

Diagnóstico e tratamento do TDAH e autismo

O diagnóstico e tratamento do TDAH e autismo são processos complexos que envolvem uma avaliação detalhada e uma abordagem multifacetada para atender às necessidades específicas de cada indivíduo. O diagnóstico de ambas as condições exige avaliação clínica detalhada, exclusão de outras condições e observação direta do comportamento do indivíduo.

No que diz respeito ao tratamento do TDAH e autismo, os dois transtornos se beneficiam de uma abordagem multidisciplinar, envolvendo profissionais de saúde, educadores e familiares para proporcionar o suporte mais eficaz possível e melhorar a qualidade de vida dos indivíduos afetados.

Entre em contato e descubra como um especialista em saúde mental pode ajudar nesse processo!

Fontes:

Biblioteca Virtual em Saúde;

Manual MSD.