O transtorno bipolar pode se manifestar a partir de diferentes tipos, e cada um deles demanda um tratamento específico
O transtorno bipolar é uma condição psiquiátrica caracterizada por oscilações extremas de humor, que variam entre episódios de mania ou hipomania e episódios de depressão. Essas mudanças de humor podem afetar significativamente o funcionamento diário, relacionamentos e qualidade de vida da pessoa afetada.
O transtorno bipolar pode se manifestar de diferentes formas e apresentar uma ampla variedade de sintomas, o que torna o diagnóstico e o tratamento desafiadores. Saiba mais sobre os tipos de transtorno bipolar a seguir:
Não espere mais!
Agende uma consulta com um de nossos profissionais!
Sinais e sintomas do transtorno bipolar
O transtorno bipolar é caracterizado por episódios de humor extremamente elevado (mania ou hipomania) e episódios de humor depressivo. Os sinais e sintomas da condição podem variar conforme os tipos de transtorno bipolar e a fase do episódio que a pessoa está experimentando. Entretanto, é possível apontar alguns sinais comuns da condição.
Nos episódios de mania, o indivíduo pode manifestar:
- Elevação anormal do humor, com sentimento de euforia, excitação ou irritabilidade extrema;
- Aumento da energia — mostrado por maior atividade física, hiperatividade, fala rápida e impulsividade;
- Diminuição da necessidade de sono;
- Pensamento acelerado, com tendência a manifestar ideias grandiosas;
- Comportamento impulsivo, que pode se manifestar por meio de gastos excessivos, comportamento sexual promíscuo e abuso de drogas ou álcool;
- Dificuldade em manter o foco em uma única tarefa ou conversa.
Nos episódios de depressão, por sua vez, o paciente com transtorno bipolar pode manifestar:
- Humor deprimido, com sentimentos persistentes de tristeza, vazio ou desesperança;
- Falta de interesse ou prazer nas atividades em geral;
- Alterações no apetite e sono;
- Fadiga ou falta de energia;
- Sentimento de culpa ou inutilidade;
- Dificuldade de concentração.
Além dos sintomas característicos de cada fase do transtorno, o paciente pode manifestar:
- Alternância rápida entre episódios de mania e depressão;
- Sintomas psicóticos, como alucinações ou delírios;
- Irritabilidade;
- Ansiedade generalizada ou ataques de pânico.
Tipos de transtorno bipolar
Conforme foi explicado, existem diferentes tipos de transtorno bipolar, sendo eles:
Transtorno bipolar tipo I
O transtorno bipolar tipo I é caracterizado por episódios de mania que podem variar em gravidade e duração. Esses episódios de mania são frequentemente intensos e podem incluir sintomas psicóticos, como alucinações ou delírios. Os episódios de depressão também estão presentes e podem ser graves. Os episódios de mania são distintos dos períodos normais de humor e funcionamento.
Transtorno bipolar tipo II
No transtorno bipolar tipo II, os episódios de mania são menos intensos do que no tipo I e são chamados de hipomania. Os episódios de hipomania são caracterizados por um humor elevado, aumento da energia e atividade, mas são menos graves do que os episódios de mania. Os episódios de depressão são mais comuns e predominantes no transtorno bipolar tipo II.
Transtorno bipolar ciclotímico
O transtorno bipolar ciclotímico é um dos tipos de transtorno bipolar mais brandos, caracterizando-se por oscilações de humor menos intensas. As pessoas com transtorno bipolar ciclotímico experimentam ciclos de hipomania e depressão que não atendem aos critérios completos para episódios de mania, hipomania ou depressão maior. Os sintomas podem ser crônicos e durar pelo menos dois anos, com períodos de estabilidade emocional intercalados com episódios de humor alterado.
Não espere mais!
Agende uma consulta com um de nossos profissionais!
Como o diagnóstico é realizado?
O diagnóstico do transtorno bipolar é realizado por profissionais de saúde mental e geralmente envolve uma combinação entre entrevista clínica, avaliação psicológica e observação dos sintomas relatados pelo paciente ao longo do tempo.
Um dos instrumentos mais comuns usados para ajudar no diagnóstico do transtorno bipolar é a chamada Escala de Avaliação de Mania de Young, uma ferramenta padronizada que avalia a gravidade dos sintomas de mania. Existem outros questionários e escalas que avaliam os sintomas de depressão, ansiedade e oscilações de humor ao longo do tempo.
Além da avaliação dos sintomas, o psiquiatra considera o histórico médico e psiquiátrico do paciente, bem como o histórico familiar de transtornos de humor. Com base nessas informações, o profissional poderá também identificar qual dos tipos de transtorno bipolar é apresentado pelo paciente.
O Instituto Sanapta oferece um teste de transtorno bipolar que contém uma série de perguntas que ajudam o indivíduo a entender se os sintomas do seu estado de humor podem estar relacionados ao transtorno. Dependendo do resultado apresentado, uma avaliação psiquiátrica pode ser recomendada.
Como tratar os tipos de transtorno bipolar?
Os tipos de transtorno bipolar representam diferentes padrões de oscilações de humor e gravidade dos sintomas, e cada um deles requer uma abordagem de tratamento única e individualizada, adaptada às necessidades específicas da pessoa afetada. É importante consultar um profissional de saúde mental para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado.
Em geral, o tratamento para todos os tipos de transtorno bipolar pode envolver abordagens convencionais e complementares, que incluem:
- Uso de medicação específica para controlar os sintomas de mania e depressão;
- Psicoterapia;
- Monitoramento médico regular;
- Adoção de um estilo de vida saudável, com dieta equilibrada, exercícios físicos e hábitos de sono adequados;
- Práticas de meditação e mindfulness para desenvolver habilidades de autorregulação emocional e promover maior consciência do momento presente;
- Acupuntura, uma prática da medicina tradicional chinesa que envolve a inserção de agulhas finas em pontos específicos do corpo para ajudar a reduzir a ansiedade, promover o relaxamento e o equilíbrio do corpo;
- Uso de suplementos nutricionais.
É importante ressaltar que o tratamento desta condição deve ser individualizado e adaptado às necessidades específicas de cada pessoa, levando em conta também qual dos tipos de transtorno bipolar é apresentado pelo paciente. Uma abordagem integrativa, que combina tratamentos tradicionais e complementares, pode ser mais eficaz para controlar os sintomas e melhorar a qualidade de vida do indivíduo.
Entre em contato e agende uma consulta para saber mais.
Fontes:
Organização Mundial da Saúde;