Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Tratamento para a síndrome de burnout

Tratamento para a síndrome de burnout
Imagem: Shutterstock

Medicamentos, psicoterapia e revisão de hábitos de vida estão entre as estratégias para tratar a síndrome caracterizada pelo esgotamento profissional

A síndrome de burnout é uma condição caracterizada por uma série de sintomas que se manifestam em uma pessoa por consequência do esgotamento profissional. Com sinais que podem variar desde dores de cabeça, falta de apetite, sentimentos negativos, insônia e outras alterações, a síndrome pode causar uma série de prejuízos à vida pessoal, social e profissional do indivíduo.

O tratamento para a síndrome de burnout é o caminho para que a pessoa consiga recuperar a qualidade de vida perdida por causa do esgotamento profissional em todos os aspectos prejudicados. Deve ser realizado com acompanhamento de profissionais especializados em saúde mental.

Entenda, neste conteúdo, como são aplicados os tratamentos para a síndrome de burnout e como preveni-la.

Entre em contato agora mesmo clicando aqui e agende sua consulta!

A quem a burnout acomete?

A síndrome de burnout acomete pessoas que sofrem algum tipo de esgotamento profissional. Essa condição pode ser estabelecida de diversas formas, tais como:

  • Excesso de carga de trabalho;
  • Responsabilidades grandiosas e constantes;
  • Trabalho sob pressão;
  • Ambiente de trabalho tóxico;
  • Convivência inadequada com colegas de trabalho;
  • Objetivos de trabalho muito difíceis.

Por causa da natureza do esgotamento profissional, é comum que o transtorno acometa profissionais como médicos, advogados, jornalistas e professores, por exemplo, ainda que qualquer profissional esteja sujeito a tê-lo.

Como veremos a seguir, conhecer o histórico profissional do paciente e entender como o esgotamento característico da doença se originou é um dos pontos de partida para o estabelecimento do tratamento para a síndrome de burnout.

Como é feito o diagnóstico?

Para direcionar o mais adequado tratamento para a síndrome de burnout, é necessário que seja feito o diagnóstico correto do transtorno, que é basicamente clínico.

Ainda que um psicólogo seja capaz de identificar o transtorno, é mais recomendado que um médico psiquiatra realize e confirme o diagnóstico, que deve ser feito a partir da análise dos relatos do paciente sobre os sintomas e sua relação com o esgotamento profissional.

Vale ressaltar que nenhum médico assistente pode, sozinho, diagnosticar a síndrome de burnout. Por ser uma doença ocupacional, a síndrome de burnout só pode ser diagnosticada quando há a avaliação simultânea do paciente e das condições de trabalho. Normalmente, essa avaliação fica a cargo do médico do trabalho.

Não espere mais!

Recupere-se com tratamento para burnout: priorize sua saúde!

Opções de tratamento para a síndrome de burnout

O tratamento para a síndrome de burnout é, de modo geral, feito em duas frentes que se combinam para promover a melhora da qualidade de vida do paciente. Com o acompanhamento do médico psiquiatra, podem ser prescritos medicamentos como os antidepressivos e os ansiolíticos, para aliviar os sintomas do transtorno.

A psicoterapia também é muito importante para o tratamento para a síndrome do burnout. Por meio das sessões com um psicólogo, o paciente aprenderá a lidar com as questões e o sofrimento gerado pelo esgotamento profissional.

Além disso, a partir do tratamento, também podem ser indicadas estratégias para obter melhora da qualidade de vida, como buscar momentos de lazer, afastar-se do trabalho causador do problema, rever os objetivos e necessidades profissionais, melhorar a alimentação e praticar atividades físicas.

Pensando na necessidade de um acompanhamento multidisciplinar em casos como o tratamento para a síndrome de burnout, o Instituto Sanapta oferece a seus pacientes profissionais de diversas áreas — psiquiatria, psicoterapia, acupuntura integrativa, personal trainer, nutricionista, entre outros — para que a qualidade de vida pessoal e profissional seja alcançada de forma saudável.

Prevenção da síndrome de burnout

Apesar de um correto tratamento para a síndrome de burnout ser capaz de restaurar a capacidade pessoal e profissional do paciente para viver bem, existem meios de prevenção do transtorno que podem ser adotados no dia a dia.

Buscar meios de reduzir o estresse e a carga de trabalho é um dos principais pontos sobre a prevenção da síndrome de burnout. Além disso, rever os objetivos profissionais de acordo com o momento de vida e ajustá-los aos seus limites também é importante.

Outra questão que deve ser levada em conta é a manutenção de hábitos saudáveis, como alimentação adequada e atividade física, aliados a hábitos prazerosos nas horas vagas, como a prática de um passatempo ou a convivência com pessoas que fazem bem.

Agende já sua consulta com o instituto Sanapta.

Fontes:

Instituto Sanapta

Ministério da Saúde