Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Tratamentos complementares para a compulsão alimentar

Tratamentos complementares para a compulsão alimentar
Imagem: Shutterstock

Entenda como os caminhos para o equilíbrio podem ser percorridos no combate à compulsão alimentar por meio de abordagens complementares

A medicina tradicional pode ser complementada por tratamentos que ajudam um paciente a seguir sua jornada rumo ao bem-estar de forma integrada e saudável. Para isso, é importante conhecermos as principais ferramentas que podem impulsionar o indivíduo por esse caminho.

Neste conteúdo, vamos explorar as possibilidades de tratamentos complementares para a compulsão alimentar, um transtorno muito comum que causa prejuízos às vidas de tantas pessoas. Boa leitura!

Conheça os tratamentos complementares!

O que é a compulsão alimentar?

Estresse, tristeza, angústia e sentimentos negativos: quem nunca passou por esses sentimentos e sentiu a necessidade de extravasá-los de alguma forma e viu na alimentação um meio rápido e prazeroso para atingir esse objetivo?

A compulsão alimentar é um transtorno que se instala quando a ingestão de alimentos é demasiadamente exagerada em relação aos níveis normais, e está diretamente relacionada a sentimentos como os relacionados acima. A busca pelo conforto emocional por meio da comida pode ocorrer de diversas formas, seja pelo desequilíbrio na dieta, seja pelo consumo de alimentos de forma não usual.

Com o passar do tempo, a pessoa com compulsão alimentar começa a se sentir cada vez pior, tanto pelos motivos que a levam a ter esse comportamento, quanto pela própria compulsão em si. Por isso, estabelecer um tratamento é quase sempre um desafio.

Felizmente, existem tratamentos tradicionais para a compulsão alimentar que são muito eficazes, seja com o uso de medicamentos, com a psicoterapia ou com uma combinação de ambas as abordagens combinadas a mudanças no estilo de vida.

Esse processo precisa passar, também, pela compreensão sobre o que está afetando negativamente o paciente. Isso porque a compulsão alimentar pode surgir, também, como um sintoma de vários transtornos de saúde mental, como os transtornos de ansiedade.

Além disso, existem também tratamentos complementares para a compulsão alimentar que podem ser um impulso de força, coragem e equilíbrio para que o paciente retome sua jornada de saúde.

Quais os tratamentos complementares para a compulsão alimentar?

Os tratamentos complementares para a compulsão alimentar são aqueles estabelecidos, como o nome sugere, de forma complementar ao tratamento tradicional acompanhado por um médico psiquiatra e uma série de especialistas, como o nutricionista.

A principal proposta dos tratamentos complementares para a compulsão alimentar é trazer ao paciente novas possibilidades de enxergar uma saída para esse problema, que surge a partir do desequilíbrio e gera ainda mais inconstâncias, mesmo que, a princípio, descontar os sentimentos ruins na alimentação exagerada pareça uma boa ideia de extravasá-los.

Dentre as principais possibilidades de tratamentos complementares para a compulsão alimentar, podemos destacar:

  • Algumas abordagens psicoterapêuticas;
  • Estimulação craniana;
  • Meditação e mindfulness;
  • Barra de access;
  • Exercícios de relaxamento, como ioga e tai chi;
  • Acupuntura;
  • Diário alimentar;
  • Grupos de apoio.

Quero realizar esses tratamentos!

Os principais benefícios dos tratamentos complementares para a compulsão alimentar são:

  • Redução de sentimentos de ansiedade e estresse que levam à compulsão alimentar;
  • Estímulo do reequilíbrio emocional;
  • Regulação do apetite;
  • Melhora do processo digestivo.

Lembre-se que, como o próprio nome diz, os tratamentos complementares para a compulsão alimentar não dispensam o tratamento inicial tradicional, principalmente nos casos em que a compulsão é sintoma de um transtorno de maior gravidade.

Qual profissional realiza esses tratamentos complementares?

Uma das principais características de tratamentos complementares para a compulsão alimentar e outros transtornos é a possibilidade de tratar o paciente de forma integral, buscando promover o equilíbrio e a saúde em todos os aspectos de sua vida.

Pensando nisso, é muito importante que os tratamentos sejam realizados por médicos especializados em medicina alternativa e integrativa e que tenham uma bagagem de conhecimento, experiência e capacidade de reconhecer as necessidades individuais de cada um de seus pacientes.

Tratamentos complementares para compulsão alimentar no Instituto Sanapta

O Instituto Sanapta surgiu da ideia de ver o paciente de tratamentos para transtornos de saúde mental como uma integralidade que precisa ser equilibrada para que seu máximo de bem-estar e saúde seja atingido. Isso se faz por meio da multidisciplinaridade dos tratamentos, tanto tradicionais, quanto complementares.

Além da atuação do médico psiquiatra, de psicoterapeutas, nutricionistas e personal trainers, o Instituto Sanapta ainda conta com tratamentos complementares, como a acupuntura integrativa realizada por uma médica especialista.

Entre em contato com o Instituto Sanapta para saber mais.

 

Fontes:

Instituto Sanapta

Biblioteca Virtual em Saúde