Os tratamentos para depressão podem incluir administração de medicamentos, psicoterapia, acupuntura e eletroestimulação cerebral
A depressão é uma condição mental crônica caracterizada principalmente pela presença do chamado humor deprimido — em que o indivíduo apresenta desânimo, tristeza, baixa autoestima e outros sentimentos negativos. O problema pode ser acompanhado por sintomas físicos como falta de ar, sudorese e alterações gastrointestinais.
Essa doença pode afetar o organismo como um todo e prejudicar o bem-estar e qualidade de vida do indivíduo, muitas vezes levando a pensamentos sobre morte ou suicídio. Os tratamentos para depressão são fundamentais para aliviar os sintomas e devolver prazer à vida do paciente. Saiba mais a seguir!
Entre em contato agora mesmo clicando aqui e agende sua consulta!
Principais causas da depressão
A depressão é uma doença que pode ser causada por muitos fatores, sendo os principais deles:
- Predisposição genética para a condição;
- Alterações bioquímicas no cérebro, causadas pela deficiência de neurotransmissores como noradrenalina, serotonina e dopamina;
- Histórico de vivências traumáticas;
- Uso de determinados tipos de drogas;
- Situações de perda — que podem incluir morte de pessoas queridas, fim de relacionamento e demissão;
- Sedentarismo e má alimentação;
- Desregulação hormonal.
Como é feito o tratamento para a depressão?
Os tratamentos para depressão geralmente envolvem a adoção de um conjunto de métodos que tentam amenizar os sintomas cognitivos, comportamentais e físicos. Conheça os principais:
Remédios antidepressivos
Os tratamentos para depressão com administração medicamentosa são conduzidos por um médico psiquiatra, que poderá indicar o uso de antidepressivos, ansiolíticos e estabilizadores de humor.
Psicoterapia
As sessões de psicoterapia ajudam o paciente a entender seus sentimentos e emoções, estabelecendo estratégias para conviver com eles e enfrentá-los.
Não espere mais!
Realize o tratamento para depressão com especialistas!
Acupuntura
A acupuntura é uma metodologia complementar entre os tratamentos para depressão, e consiste na inserção de agulhas em pontos específicos do corpo para estimular a circulação de energia. Esta é uma ferramenta que promove um estado de relaxamento e equilíbrio, aliviando tensões e estimulando a produção de hormônios relacionados ao bem-estar.
Eletroestimulação cerebral
Esta metodologia envolve a estimulação elétrica do cérebro, com a intenção de induzir convulsões. Trata-se de um dos tratamentos para depressão indicado para casos considerados graves, em que a corrente elétrica promove mudanças na química cerebral, revertendo assim os sintomas de doenças mentais.
Como procurar um profissional para o tratamento
É fundamental que os tratamentos para depressão sejam conduzidos por um psiquiatra, que poderá diagnosticar a condição de maneira precisa e elaborar um plano terapêutico personalizado. É fundamental que esse profissional transmita confiança ao paciente; e encontrar o especialista ideal pode ser uma tarefa complicada.
Nesse sentido, vale a pena seguir algumas dicas para procurar o profissional que irá orientar e acompanhar os tratamentos para depressão:
- Pesquisa a especialização do médico e sua abordagem terapêutica;
- Faça perguntas relevantes na primeira consulta, de modo a entender a experiência do profissional e sua forma de comunicação;
- Observe como você se sente ao conversar com o profissional;
- Avalie se o psiquiatra mostra disponibilidade para sanar suas dúvidas;
- Confie nos seus sentimentos: avalie se você está à vontade e sente confiança no profissional.
Instituto Sanapta para o tratamento da depressão
O Instituto Sanapta é um centro dedicado à saúde mental que oferece apoio integral ao paciente, oferecendo tratamentos para depressão de maneira individualizada e adequada às necessidades de cada indivíduo. Além do acompanhamento psiquiátrico, a clínica conta com especialistas nas áreas de nutrição, educação física, acupuntura e psicoterapia.
A proposta do Instituto Sanapta é garantir que as pessoas recebam todo o apoio necessário para lidar com a condição, seja por meio dos tratamentos para depressão mais convencionais ou a partir das metodologias complementares. Desta forma, é possível aliviar os sintomas da condição e aprender a lidar com as emoções e sentimentos, sem que eles prejudiquem a qualidade de vida.
Entre em contato e agende uma consulta.
Entre em contato agora mesmo clicando aqui e agende sua consulta!
Fontes: