Saiba quais as opções disponíveis para tratar a doença e qual especialista procurar
O transtorno bipolar, anteriormente chamado de doença maníaco-depressiva ou depressão maníaca, é uma doença mental que causa mudanças bruscas de humor. O indivíduo pode ir de momentos de altos extremos, chamados de mania ou episódios maníacos, a baixos — nos quais predominam episódios de depressão.
Tratamento complementar no Instituto Sanapta, agende sua consulta!
Existem três tipos de transtorno bipolar:
- Transtorno bipolar I: é caracterizado por episódios maníacos que duram pelo menos 7 dias (quase todos os dias durante a maior parte do dia) ou por sintomas maníacos que são tão graves que a pessoa precisa de cuidados médicos imediatos. Ocorrem também episódios depressivos que podem durar cerca de duas semanas;
- Transtorno bipolar II: é definido por um padrão de episódios depressivos e episódios hipomaníacos, um estado mais leve de euforia, excitação, otimismo e, às vezes, de agressividade;
- Transtorno ciclotímico ou ciclotimia: é definido por sintomas hipomaníacos e depressivos recorrentes que não são intensos ou não duram o suficiente para serem qualificados como episódios maníacos ou depressivos.
A causa exata do transtorno bipolar é desconhecida, mas acredita-se que a doença esteja relacionada tanto a fatores genéticos — a doença é mais comum em pessoas que têm um parente com transtorno bipolar — quanto biológicos.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico do transtorno bipolar é feito com base em:
- Exame físico;
- Avaliação do histórico médico e familiar do paciente;
- Exames médicos para descartar outras condições de saúde;
- Avaliação de saúde mental.
Como lidar com o transtorno bipolar?
Mudanças no estilo de vida podem ajudar a interromper os padrões de comportamento que pioram os sintomas do transtorno bipolar. Algumas delas incluem:
- Não fazer uso de bebidas alcoólicas, tabaco ou drogas;
- Praticar atividades físicas regularmente;
- Manter uma rotina de sono;
- Manter o estresse controlado;
- Ter uma alimentação saudável e balanceada;
- Se possível, criar um gráfico para registrar as mudanças de humor e em quais momentos elas acontecem;
- Fazer uso das medicações prescritas pelo médico.
Não espere mais!
Explore tratamentos eficazes para o transtorno bipolar!
Opções de tratamento
Entre os tratamentos para o transtorno bipolar, destacam-se o uso de medicamentos, psicoterapia, eletroconvulsoterapia e terapias complementares. Saiba mais sobre eles a seguir:
Medicamentos
Os tratamentos para o transtorno bipolar com uso de medicamentos incluem a prescrição de estabilizadores de humor, antipsicóticos e antidepressivos que ajudam no controle das mudanças de humor e outros sintomas. Esses tratamentos para o transtorno bipolar não devem ser suspensos sem orientação médica.
Psicoterapia
Esses tratamentos para o transtorno bipolar ajudam o paciente a entender a doença, reconhecer os sinais de alerta de um episódio maníaco ou depressivo e desenvolver habilidades de enfrentamento para lidar com o transtorno. A psicoterapia pode ser feita em associação com os medicamentos utilizados como tratamentos para o transtorno bipolar.
Eletroconvulsoterapia (ECT)
Trata-se de um procedimento de estimulação cerebral que pode ajudar a aliviar os sintomas do transtorno bipolar. Entre os tratamentos para o transtorno bipolar, este é geralmente indicado para casos graves e quando as terapêuticas convencionais não apresentaram resultados.
Terapias complementares
Meditação e acupuntura podem ajudar no controle dos sintomas do transtorno bipolar por meio da promoção do equilíbrio entre corpo e mente, aumentando a sensação de bem-estar, a capacidade de concentração e a disposição.
Qual profissional procurar nestes casos?
O profissional que diagnostica e trata o transtorno bipolar é o psiquiatra, que pode atuar em associação com psicólogos e outros profissionais em busca do melhor entre os tratamentos para o transtorno bipolar.
No Instituto Sanapta, centro especializado que une a medicina tradicional a outras modalidades de tratamento complementar, o paciente é avaliado de maneira global para que seja proposto um tratamento que atenda a suas necessidades. O objetivo dos diversos especialistas que atuam no Instituto é ajudar o paciente a recuperar seu equilíbrio para que ele possa alcançar uma vida mais plena e feliz.
Entre em contato e agende uma consulta.
Fontes: