Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Acupuntura com abordagem integrativa

Acupuntura com abordagem integrativa
Imagem: Shutterstock

Abordagem holística, respeitosa e integrativa para equilibrar corpo, mente e espírito

Uma ponte entre práticas médicas convencionais e terapias complementares, a medicina integrativa busca promover a saúde do paciente com o apoio de tratamentos como a acupuntura e diversas outras possibilidades de práticas que consideram o paciente como um ser integral.

Quero realizar a acupuntura!

Seres integrais necessitam de abordagens integrais, que respeitem cada elo de seus corpos e suas mentes. Muitas pessoas, cansadas de buscar tratamentos convencionais sem sucesso, chegam à medicina com abordagem integrativa e, nela, encontram o verdadeiro caminho que tanto buscavam.

Uma dessas possibilidades é a acupuntura integrativa. Uma possibilidade que une os mais amplos conhecimentos da sabedoria oriental com os princípios da medicina com abordagem integrativa.

O que é acupuntura com abordagem integrativa?

Há mais de 5.000 anos, os chineses descobriram os benefícios da associação entre o estímulo doloroso em determinados pontos do corpo e a melhora de diversos aspectos da saúde física e mental, como na frase “mente sã em corpo são”. O equilíbrio do ser proporcionado pela acupuntura fez com que essa sabedoria milenar se perpetuasse ao longo dos séculos por todo o mundo.

A acupuntura integrativa é a possibilidade de unir as vantagens da acupuntura, tão conhecidas há tantos milênios, à forma como o paciente, em toda a sua individualidade e integralidade, é tratado dentro das possibilidades oferecidas pela medicina com abordagem integrativa.

Não espere mais!

Realize essa abordagem com uma especialista: Dra. Ana Carolina Sato!

Imagine-se numa situação em que a medicina tradicional não tem mais os resultados que você deseja. Uma quantidade imensa de medicamentos, exames e tempo gastos em tentativas que não dão mais certo são, muitas vezes, resultado de uma abordagem que não considera a integralidade do ser, que não considera que o equilíbrio entre corpo, mente e espírito deve ser levado em conta para que a melhora, seja qual for, ocorra.

Como é feita a acupuntura com abordagem integrativa?

A acupuntura integrativa é realizada por meio da inserção de agulhas em pontos específicos do corpo para estimular as terminações nervosas da pele e dos demais tecidos na região. Esses estímulos percorrem um caminho do sistema periférico até o sistema nervoso central, liberando neurotransmissores que desencadeiam uma série de efeitos benéficos.

Esses efeitos proporcionam o equilíbrio entre corpo, mente e espírito, que é a principal finalidade da acupuntura com abordagem integrativa. Isso porque eles interferem, diretamente, no relaxamento dos músculos, na melhora do sistema imunológico e na redução de inflamações. Além disso, a liberação dos neurotransmissores contribui para a sensação de bem-estar.

Quando a acupuntura integrativa é indicada?

Não é preciso esperar a frustração com tratamentos que não respeitam sua integralidade para se beneficiar com as possibilidades da acupuntura integrativa. A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda, por exemplo, sua aplicação como tratamento complementar de mais de 40 doenças.

Para além disso, a acupuntura com abordagem integrativa é uma possibilidade não apenas de tratamento, mas de prevenção, pois ela coloca o paciente no centro do cuidado, restabelecendo o organismo em todos os seus pontos de equilíbrio. Isso evita a instalação de microrganismos ou desordens no funcionamento do corpo que levam ao desequilíbrio.

É comum (e recomendado) que todas as pessoas que compreendam os benefícios da acupuntura integrativa a busquem. No entanto, é mais comum que encontrem seus benefícios ao tratar condições como:

  • Dores em geral (enxaqueca, lombalgia, artrites, torcicolo, entre outras);
  • Má digestão, constipação intestinal, azia, refluxo e gastrite;
  • Bronquite, asma, rinite, sinusite, alergias;
  • Imunidade baixa;
  • Problemas psicológicos como depressão, ansiedade, insônia, estresse e síndrome do pânico;
  • Distúrbios menstruais e sintomas de tensão pré-menstrual;
  • Obesidade;
  • Hipertensão arterial.

Benefícios da acupuntura com abordagem integrativa

Imagine-se como um paciente que encontra a acupuntura integrativa como uma possibilidade de renovação e do encontro de um equilíbrio tão desajustado pela rotina, por tratamentos de insucesso e pelas questões do dia a dia que estão constantemente a desarranjar corpo e mente.

Ao chegar ao ambiente em que a acupuntura integrativa é realizada, você vai se deparar com um lugar que já transmite equilíbrio, desde toda a sua preparação até a interação com o profissional que vai realizar o procedimento — um médico experiente com formação adequada.

A entrada das agulhas nos pontos de equilíbrio do organismo representa a saída das doenças, do desarranjo da mente. Esses efeitos podem ser sentidos na prática por meio dos seguintes resultados:

  • Relaxamento muscular;
  • Redução do estresse;
  • Alívio de dores sem a necessidade de medicamentos;
  • Melhora do funcionamento intestinal;
  • Sensação de bem-estar;
  • Equilíbrio geral das funções do organismo.

Vale lembrar, nesse momento, que a acupuntura integrativa é, acima de tudo, livre de efeitos colaterais e contraindicações — condições, infelizmente, ainda tão comuns em tratamentos medicamentosos.

Quais técnicas podem ser aplicadas na acupuntura integrativa?

Em sua jornada para conhecer os benefícios da acupuntura integrativa, o paciente pode se deparar com 4 abordagens que podem ser aplicadas de acordo com seus anseios e necessidades:

  • Acupuntura Sistêmica: a forma mais tradicional, envolvendo a inserção de agulhas em pontos específicos do corpo para equilibrar a energia vital. Seguindo o princípio de que “o sábio não se enferma, pois harmoniza sua mente”, essa técnica busca harmonizar o corpo e a mente.
  • Auriculoterapia (Acupuntura Auricular): focada nos pontos de acupuntura localizados na orelha, essa técnica reflete a ideia de que “o corpo é o reflexo do estilo de vida”. A orelha é vista como um microssistema que representa todo o corpo.
  • Acupuntura Craniana: baseada na estimulação de pontos no crânio, essa técnica é eficaz no tratamento de condições neurológicas e psicológicas, ecoando a sabedoria de que “tratar a doença depois que ocorreu é como cavar um poço quando se está com sede”.
  • Acupuntura com Laser: uma inovação moderna em que a luz laser substitui agulhas, proporcionando uma experiência não invasiva. Essa técnica reflete a ideia de evolução constante da medicina, mantendo-se alinhada com a sabedoria antiga, mas adaptando-se aos tempos modernos.

Qual sensação a acupuntura provoca?

É muito comum que, na jornada de experienciar a acupuntura com abordagem integrativa, o paciente se depare com os inúmeros benefícios que cada técnica proporciona e com a possibilidade de adaptá-las, ou mesmo combiná-las, de acordo com as suas necessidades.

A principal percepção provocada por uma sessão de acupuntura integrativa (e intensificada à medida que o tratamento continua) é a de equilíbrio e de renovação do corpo, da mente e do espírito, proporcionando a sensação de que o maior remédio para a saúde é uma mente tranquila.

Acupuntura integrativa com o Instituto Sanapta

O Instituto Sanapta surgiu a partir da ideia de que uma boa saúde mental só é alcançada por meio do respeito à integralidade do paciente, com abordagens multidisciplinares que, unidas em suas particularidades, proporcionem o equilíbrio necessário para a melhora da saúde e do bem-estar.

No Instituto Sanapta, o paciente que passa pela acupuntura integrativa se beneficia de uma abordagem que passa por todas as técnicas, com o apoio de uma equipe de médicos experientes que praticam a filosofia de tratar o paciente de forma holística, respeitando a singularidade e a integralidade de cada um.

Conheça mais sobre esse caminho poderoso para a saúde integral. Agende sua consulta no Instituto Sanapta.

 

Fontes:

Hospital Albert Einstein

Organização Mundial da Saúde

Instituto Sanapta