Excesso de responsabilidades, rotina agitada no trabalho e estresse podem levar a um quadro de exaustão
Com uma vida tão corrida e cheia de afazeres e responsabilidades, é normal sentir um cansaço físico e mental. Quando uma pessoa está sob forte estresse e não encontra tempo para relaxar e recarregar as energias, ela pode se sentir esgotada e não conseguir fazer tarefas que antes eram consideradas simples e prazerosas.
Entre em contato e agende sua consulta!
Normalmente, uma boa noite de sono e alguns dias de descanso são suficientes para eliminar a sensação de exaustão, que pode ser definida como o cansaço extremo que causa perda das forças físicas e mentais. Entretanto, é necessário ficar atento para que esse cansaço não traga consequências graves à saúde.
É considerado um sinal de alerta quando, mesmo após um período de descanso, o indivíduo continua se sentindo com falta de energia e disposição, apresentando falhas na execução de tarefas de rotina. A exaustão contínua pode ser um indicativo de alguma doença, sendo fundamental reconhecer os sinais e procurar ajuda médica para solucionar o problema e retomar a qualidade de vida.
Principais causas da exaustão
A exaustão é uma combinação de diversos fatores que estão interligados e contribuem para deixar a pessoa em um estado de fadiga física, mental e emocional. As principais causas deste problema são:
- Maus hábitos ligados ao estilo de vida, tais como consumo excessivo de álcool e cafeína, sedentarismo, má alimentação e sono inadequado;
- Estresse, ansiedade e depressão;
- Excesso de trabalho, falta de motivação e de propósito;
- Falta de tempo para descanso;
- Doenças como diabetes, insuficiência cardíaca, anemia e distúrbios do sono.
Sintomas de exaustão
O corpo demonstra vários sinais físicos e emocionais de que está ficando sobrecarregado e precisa de uma pausa para evitar um colapso. Pequenas mudanças de comportamento — como falta de vontade em executar atividades que eram consideradas interessantes ou sinais de ansiedade e depressão — já indicam que algo não vai bem.
Não espere mais!
Energia restaurada e vida revitalizada no Instituto Sanapta!
Os sintomas de exaustão mais comuns são:
- Queda na produtividade;
- Dificuldades de concentração;
- Mau humor e irritabilidade com coisas simples;
- Desmotivação;
- Falhas de memória;
- Falta de energia;
- Cansaço físico;
- Dores de cabeça;
- Dores musculares;
- Alterações no apetite;
- Queda na imunidade;
- Distúrbios do sono;
- Problemas de estômago.
Trate a exaustão com tratamentos alternativos. Agende sua consulta!
Quais os riscos de uma exaustão?
Ao observar os principais sintomas da exaustão, fica evidente como o esgotamento mental e físico afeta a qualidade de vida das pessoas. Quando alguém negligencia os sintomas iniciais da exaustão, o quadro pode evoluir para problemas de saúde mais sérios, como pressão alta — que aumenta o risco de doenças cardíacas, insônia e outros distúrbios do sono, alterações no metabolismo e enfraquecimento do sistema imunológico.
Tudo isso favorece o aparecimento de outras doenças que agravam ainda mais o estado de saúde do indivíduo. Os riscos de uma exaustão prejudicam também os relacionamentos interpessoais, já que pessoas com altos níveis de estresse, ansiedade e irritabilidade podem ter problemas de convivência no trabalho, queda de produtividade e dificuldades nas relações afetivas em geral.
A exaustão ainda pode ser um gatilho considerável para transtornos psiquiátricos como a depressão e síndrome de Burnout. Muitas vezes, esse distúrbio pode ser confundido com a sensação de esgotamento e exaustão, mas são coisas diferentes.
Enquanto a exaustão é causada por diversos fatores e costuma ter uma duração de curta a média, a síndrome do Burnout é um pouco mais complexa, pois é uma síndrome do esgotamento profissional em ambientes muito competitivos e tóxicos.
Como evitar uma grande exaustão?
Evitar que o corpo e a mente cheguem a esse limite, causando tantos problemas físicos e psicológicos, significa cuidar da saúde. Nesse sentido, algumas medidas podem ser adotadas para prevenir uma série de doenças físicas e mentais.
Uma boa alimentação, com ingestão dos nutrientes adequados, é o que faz o organismo funcionar adequadamente, com disposição e energia para a realização de todas as tarefas diárias. Por isso, é recomendado:
- Consumir alimentos integrais em vez de processados;
- Optar por frutas, verduras e legumes e evitar frituras e doces;
- Ingerir bastante água todos os dias;
- Preferir alimentos naturais e proteínas magras.
É importante também praticar exercícios físicos regularmente para evitar o sedentarismo e a obesidade, além de melhorar o metabolismo. Durante a atividade física, o corpo libera vários hormônios que estão ligados à sensação de prazer e bem-estar.
Outra medida para evitar a exaustão é dormir bem para que o sono cumpra sua função restauradora. Ao dormir, o organismo regula o metabolismo, realiza a síntese de proteínas e repõe o nível de energia para que o indivíduo tenha disposição no dia seguinte.
Por fim, é fundamental ter autoconhecimento para perceber os sintomas de exaustão e adotar mudanças para reverter o quadro. Sessões de terapia com um psicólogo podem ajudar o indivíduo a colocar em prática mudanças na sua rotina que vão reduzir o estresse e proporcionar uma vida mais tranquila.
Qual profissional procurar nestes casos?
Como a exaustão é multifatorial, contar com uma equipe multidisciplinar que alia a medicina tradicional com terapias complementares pode fazer a diferença no tratamento. O Instituto Sanapta reúne diferentes profissionais, como psiquiatra, psicólogos, educador físico, coaching, nutricionista e acupuntura médica integrativa para oferecer aos pacientes um tratamento completo e uma vida com mais equilíbrio e bem-estar.
Entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta em nossa clínica.
Fontes: