Sentimento de tristeza profunda pode ser perigoso e se transformar em uma depressão se não for devidamente tratado
A tristeza é um dos sentimentos básicos do ser humano, destacando-se como uma reação natural a algo que aconteceu na vida de uma pessoa. A tristeza pode surgir por diferentes motivos, sendo que os mais comuns são a perda de um familiar, demissão do emprego, término de relacionamento, frustrações pessoais e profissionais ou outros eventos traumáticos.
Alguns dos momentos tristes podem ser passageiros, enquanto outros são mais delicados e precisam de um tempo maior e de cuidados específicos para passar. No entanto, algumas pessoas podem ter mais dificuldade para lidar com esse sentimento e a tristeza pode levar a um quadro de depressão.
Para conseguir enfrentar o problema da melhor maneira, é importante entender com mais detalhes sobre esse sentimento. Saiba mais a seguir.
Entre em contato e agende sua consulta!
Como a tristeza profunda afeta a saúde?
Corpo e mente estão conectados. Isso significa que, quando um não vai bem, o outro também sofre com os prejuízos: quando uma pessoa está triste ou estressada, por exemplo, o coração também sofre. Isso acontece porque, nesses estados, o organismo libera substâncias como adrenalina e cortisol, que provocam aumento da pressão arterial, taquicardia, aumento nos níveis de glicose e do colesterol ruim.
Além disso, os níveis das substâncias protetoras dopamina e serotonina diminuem com a tristeza, o que pode levar ao enrijecimento das artérias do coração.
A tristeza também provoca efeitos colaterais que afetam indiretamente a saúde. Um exemplo é que pessoas tristes deixam de lado preocupações com alimentação saudável e prática de atividade física, o que favorece um quadro de obesidade e o aparecimento de doenças. O sistema imunológico também fica enfraquecido, deixando o corpo mais vulnerável a infecções e doenças.
Por fim, a tristeza profunda pode levar a um quadro de depressão, uma doença psiquiátrica que atinge cerca de 350 milhões de pessoas em todo o mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).
Relação entre tristeza e depressão
Muitas vezes, a tristeza profunda pode ser confundida com a depressão, mas essas são condições diferentes: a tristeza é um sentimento, uma resposta a algo específico, podendo durar algumas horas ou dias. A depressão pode ser uma consequência da tristeza e é uma condição mais duradoura, podendo durar meses e até anos se não for devidamente tratada.
É importante ressaltar que a depressão é uma doença que afeta seriamente a qualidade de vida e bem-estar das pessoas, sendo geralmente acompanhada de sintomas, como:
- Perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas;
- Sentimento de vazio constante;
- Fadiga constante;
- Problemas de apetite e sono;
- Dificuldades de concentração;
- Pensamentos suicidas.
Além disso, a depressão pode ser motivada por diferentes causas que vão além de um acontecimento ruim. O desenvolvimento da depressão pode ser facilitado por alguma herança genética, disfunção hormonal, transtornos psiquiátricos associados e traços da personalidade, por exemplo.
Não espere mais!
Tratamento para tristeza no Instituto Sanapta!
Como lidar com uma tristeza profunda?
Para não desencadear uma depressão ou outros problemas de saúde mais sérios, é importante saber como lidar com uma tristeza profunda, de modo a superar esse sentimento. O primeiro ponto é reconhecer a situação e entender que sentir-se triste é totalmente natural. A tristeza pode ser encarada como um momento de reflexão pessoal e um equilíbrio para a felicidade, mas deve estar sempre dentro de um certo limite para não prejudicar a qualidade de vida do indivíduo.
Alguns meios que ajudam a lidar melhor com esse momento difícil são:
- Desenvolva o autoconhecimento e a inteligência emocional para administrar melhor as emoções;
- Cultive pensamentos positivos;
- Faça algum exercício físico que goste, de modo a cuidar do corpo e mente;
- Pratique técnicas de respiração e meditação para ter mais momentos de equilíbrio;
- Busque apoio emocional com amigos e familiares de confiança;
- Faça terapia com um especialista.
Qual profissional procurar para o tratamento?
Como vimos, os sentimentos de tristeza podem trazer impactos negativos na vida de uma pessoa se não forem devidamente tratados. O apoio de um profissional especializado em saúde mental ajuda o paciente a compreender melhor seus sentimentos e, consequentemente, a lidar melhor com suas emoções.
A psicoterapia é um momento de autorreflexão no qual o indivíduo aprende mais sobre si, de modo a desenvolver o autoconhecimento necessário para lidar com a tristeza e outros sentimentos, pensamentos e conflitos que prejudicam a qualidade de vida e bem-estar das pessoas.
Instituto Sanapta para o tratamento
O Instituto Sanapta é um espaço multidisciplinar que reúne diferentes profissionais, como psiquiatra, psicólogos, educador físico, coaching, nutricionista e acupuntura médica integrativa para oferecer aos pacientes um tratamento completo e acolhedor para promover a saúde física e mental.
Entre em contato com a nossa equipe e agende uma consulta em nossa clínica.
Fontes: