Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Teste de Depressão – PHQ9

Seu endereço de e-mail:

 

Teste on-line identifica os principais sintomas dessa condição

O teste de depressão é uma ferramenta bastante útil para identificar os principais sinais desse transtorno mental que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. Caracterizada por uma sensação persistente de tristeza e perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas, além de uma série de sintomas emocionais e físicos, a depressão pode interferir significativamente na vida cotidiana.

Por isso, entender os sinais dessa condição e buscar tratamento com um médico especializado em saúde mental é de extrema importância para recuperar o humor e retomar a qualidade de vida. É nesse sentido que o teste de depressão on-line ganha força, pois essa ferramenta pode ajudar a identificar os principais sintomas e a necessidade de buscar ajuda profissional.

Não espere mais!

Faça agora o teste de depressão on-line e agende uma avaliação completa com um especialista.

O que é o teste de depressão on-line?

O teste de depressão on-line é um instrumento de autoavaliação que tem o objetivo de identificar possíveis sinais de depressão em indivíduos e orientar a busca por ajuda especializada. Ou seja, embora o teste seja uma ferramenta útil para identificar sinais de depressão, este não substitui a consulta com um profissional de saúde mental, como o psiquiatra.

Afinal, o estudo sobre a depressão é muito mais profundo e demanda experiência para diagnosticar e abordar a condição. Por exemplo, a depressão pode tanto ser um sintoma de alguma síndrome mais complexa quanto ser a síndrome em si.

Como funciona?

O teste de depressão PHQ9 (Personal Health Questionnaire 9) é composto por uma série de perguntas que abordam a frequência com que o indivíduo se mostrou incomodado com alguns eventos, como:

  • Perda de interesse ou de prazer nas atividades;
  • Dificuldade de concentração;
  • Sensação de cansaço e baixa energia;
  • Alterações do sono;
  • Pensamentos negativos ou de morte.

Assim, a partir das respostas fornecidas, o usuário recebe uma pontuação que indica a presença de sintomas depressivos leves, moderados ou graves, podendo apontar a necessidade de avaliação médica. Vale reforçar, também, que o teste de depressão pode ser realizado na primeira consulta com o médico e ser repetido em outras ocasiões para avaliar a melhora dos sintomas.

O teste de depressão on-line é seguro?

Sim, o teste de depressão on-line é seguro, desde que utilizado de forma consciente e como uma ferramenta complementar para a identificação de sintomas. Ou seja, esses testes são o primeiro passo de um processo mais complexo de avaliação de saúde mental.

Com relação à confiabilidade dos resultados, é importante saber que esses testes são baseados em critérios diagnósticos reconhecidos pela comunidade médica, como os definidos no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5).

Além disso, sempre que for fazer algum teste de depressão on-line ou para outros distúrbios de saúde mental, deve-se buscar por fontes confiáveis, como site de clínicas e psiquiatras especializados. Para isso, lembre-se sempre de checar o histórico profissional do médico e se ele de fato tem um RQE (Registro de Qualificação de Especialista) ativo no Conselho Federal de Medicina.

Qual é o tratamento para depressão?

O tratamento da depressão é baseado em três pilares: psicoterapia, estilo de vida e uso de medicamentos. Além disso, a depender da gravidade dos sintomas, da presença de outros distúrbios mentais e das necessidades individuais de cada paciente, pode ser necessário expandir o arsenal terapêutico.

Psicoterapia

Após fazer o teste de depressão e passar por uma consulta especializada, é importante que o paciente procure um psicólogo que trabalhe principalmente com a terapia cognitivo-comportamental (TCC). Estudos indicam que essa abordagem terapêutica reduz em até 70% as chances de recaídas dos episódios depressivos em um período de 4 anos.

Ou seja, essa é uma das formas mais eficazes de tratamento, pois ajuda o paciente a identificar e a modificar padrões de pensamento negativos que contribuem para a depressão. Outras formas de terapia, como a psicoterapia interpessoal e a terapia de suporte, também podem ser eficazes a depender do perfil de cada paciente.

Terapia medicamentosa

Já com relação aos medicamentos, a escolha pela melhor classe de drogas deve considerar os efeitos colaterais, a interação com outros remédios e o custo para o indivíduo. Após a escolha, é fundamental que o paciente seja informado que, ao longo das primeiras duas semanas, ele possivelmente terá sintomas de adaptação, como náuseas, alteração do sono e outros, mas que são transitórios.

Além disso, embora os medicamentos para depressão possam ser utilizados isoladamente, estudos já demonstraram que os resultados são melhores quando combinados com a psicoterapia.

Hábitos de vida

Por fim, independentemente do resultado obtido no teste de depressão, é preciso lembrar que a prática regular de exercícios físicos, uma dieta balanceada e técnicas de relaxamento, como a meditação, são formas de evitar a depressão ou complementar seu tratamento.

Ou seja, diversos fatores estão envolvidos na gênese e na abordagem a essa condição altamente complexa. Por isso, é importante lembrar que o tratamento da depressão deve ser individualizado e supervisionado por um profissional de saúde mental, garantindo que as necessidades específicas do paciente sejam atendidas.

Se você tem sintomas depressivos, faça o teste on-line e agende uma consulta com um especialista em saúde mental.

Entre em contato com o Instituto Sanapta.

Fontes: