Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Teste de TDAH – Hiperatividade Adulto

Seu endereço de e-mail:

 

Identificar os sinais de hiperatividade pode ser o primeiro passo para um diagnóstico de TDAH

O teste para hiperatividade ajuda a identificar pessoas com um dos principais sintomas do transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), condição neuropsiquiátrica que afeta aproximadamente 5% a 7% da população mundial. Esse sintoma em específico pode ser explicado como um comportamento excessivamente ativo, que causa dificuldade em manter a concentração, além de gerar impactos importantes no desenvolvimento pessoal, social e até profissional do indivíduo.

Portanto, reconhecer os sinais mais comuns do TDAH e buscar uma avaliação médica especializada com um psiquiatra é o melhor caminho para receber um diagnóstico e tratamento adequados. Assim, para aqueles que suspeitam ter TDAH, é possível fazer um teste para hiperatividade, que servirá de ajuda e direcionamento durante o processo diagnóstico.

Não espere mais!

Entre em contato com o Instituto Sanapta para receber uma avaliação especializada.

Como funciona o teste para hiperatividade?

O teste para hiperatividade consiste em uma série de perguntas que avaliam a frequência de determinados comportamentos comuns ao paciente hiperativo, como:

  • Inquietação ou agitação;
  • Dificuldade em permanecer sentado quando necessário;
  • Fala excessiva em eventos sociais;
  • Tendência a interromper os outros;
  • Distrações com atividades ou barulhos ao redor;
  • Dificuldade de organizar e finalizar atividades complexas.

Assim, com base nas respostas, o teste para hiperatividade fornece uma pontuação que indica se há sinais sugestivos de hiperatividade, servindo como substrato para a investigação do TDAH. Porém, é importante lembrar que o teste para hiperatividade não substitui a avaliação médica, mas pode ser um passo inicial da busca por ajuda profissional.

Existe relação entre hiperatividade e impulsividade?

Sim, há uma relação estreita entre hiperatividade e impulsividade, especialmente no contexto do TDAH, de tal forma que o teste para hiperatividade aborda os dois tipos de comportamentos. Por isso, é importante compreender a diferença entre esses dois conceitos e identificar de que forma esses comportamentos impactam a vida do paciente.

Enquanto a hiperatividade se manifesta como comportamentos motores excessivamente ativos e agitados, a impulsividade se refere à tendência de agir sem pensar nas consequências, como interromper os outros, tomar decisões precipitadas ou ter dificuldade em esperar pela sua vez.

Dessa forma, ambas as características são frequentemente observadas em indivíduos com TDAH, contribuindo para desafios significativos no ambiente escolar, no trabalho e nas interações sociais. Porém, é importante ter em mente que esses comportamentos, por si só, nem sempre são prejudiciais, exceto quando em excesso e de forma desequilibrada.

Nas crianças, por exemplo, existe uma dificuldade de identificar e delimitar quando esses comportamentos são adequados ou não. Afinal, durante os primeiros anos de vida, ambos são importantes para o desenvolvimento apropriado do indivíduo.

Ou seja, o teste para hiperatividade é mais direcionado ao adulto; sendo que, na criança, a observação do comportamento e os relatos de pais, cuidadores e professores ganham maior peso.

Ter resultado positivo significa que tenho TDAH?

Um resultado positivo no teste para hiperatividade não significa necessariamente que a pessoa tenha TDAH. Afinal, essa é uma ferramenta preliminar que pode indicar a presença de comportamentos típicos de hiperatividade e direcionar a investigação médica.

Assim, para confirmar um diagnóstico de TDAH, é preciso passar por uma avaliação médica completa com um psiquiatra especializado e experiente nesse tipo de distúrbio. Durante a consulta, o profissional fará uma série de outras perguntas e observará o comportamento do paciente, além de aplicar outros testes, se assim julgar necessário.

Além disso, o diagnóstico de TDAH leva em consideração não apenas os sintomas, mas também seus impactos na vida diária do indivíduo. Ou seja, o teste para hiperatividade isoladamente não permite afirmar que a pessoa tem TDAH, diagnóstico que muitas vezes precisa de mais de uma consulta para ser definido.

Por que fazer o teste de hiperatividade?

O teste para hiperatividade é uma ferramenta de autoavaliação que ajuda a identificar comportamentos característicos da hiperatividade, direcionando o médico quanto à probabilidade de o paciente ter ou não um diagnóstico de TDAH. Isso é especialmente importante porque, diferentemente de outras especialidades médicas, na psiquiatria não existem exames de imagem ou de sangue que permitam definir a condição que afeta o indivíduo.

Portanto, fazer o teste de hiperatividade pode ser o primeiro passo para entender melhor o próprio comportamento, seu impacto na qualidade de vida e possíveis sinais de TDAH. Afinal, muitas pessoas que apresentam hiperatividade não percebem que esses comportamentos podem estar ligados a uma condição neuropsiquiátrica tratável.

Ou seja, a partir de uma avaliação médica adequada dos sinais de hiperatividade, é possível iniciar um tratamento que melhore a qualidade de vida do paciente e reduza os impactos dessa condição em sua vida pessoal e profissional.

Portanto, se você suspeita que possa ter TDAH, faça agora o teste para hiperatividade e agende uma consulta para receber uma avaliação mais detalhada.

Entre em contato com o Instituto Sanapta.

Fontes: