Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)

Transtorno de ansiedade generalizada (TAG)
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Preocupação excessiva em diversos momentos é a principal característica do distúrbio

A ansiedade é uma reação comum a todos os seres humanos e envolve sensações de angústia, apreensão, medo e inquietude que nos impulsionam a tomar atitudes diante de situações de perigo, espera ou que exigem solução imediata.

Mesmo assim, algumas pessoas podem experienciar essas sensações de forma prejudicial. Quando isso acontece, podemos dizer que ela tem um transtorno de ansiedade, sendo o mais comum deles o transtorno de ansiedade generalizada (TAG).

A principal característica do TAG é a preocupação intensa e generalizada, que pode se traduzir em diversos sintomas físicos e psicológicos, quase sempre desproporcionais ao seu motivo, levando o indivíduo a sofrer intensamente.

Entre em contato agora mesmo clicando aqui e agende sua consulta!

Causas do transtorno de ansiedade generalizada (TAG)

Não se conhece uma causa específica para o transtorno de ansiedade generalizada (TAG), ainda que se saiba que fatores genéticos, sociais e ambientais possam estar por trás do surgimento da condição.

Genética

É comum que pessoas com o transtorno de ansiedade generalizada tenham pessoas na mesma família — especialmente parentes de primeiro grau — que também tenham sido diagnosticadas com o problema. Isso é um indicativo de que existe uma predisposição genética para os transtornos de ansiedade.

Gênero

Estudos apontam que as mulheres têm, de forma geral, duas vezes mais chances de desenvolverem o transtorno de ansiedade generalizada do que os homens. Diversos fatores podem explicar esta estatística, como a pressão social, as vivências da maternidade e as alterações hormonais muito comuns em determinadas fases de suas vidas.

Problemas sociais

A reação a algumas situações sociais também pode levar uma pessoa a ter o transtorno de ansiedade generalizada. Qualquer tipo de interação social que gera algum tipo de estresse pode resultar em sentimentos de ansiedade. Isso também vale para situações traumáticas, que podem desencadear o transtorno de forma geral ou com características de estresse pós-traumático.

Uso de determinadas substâncias

Sabe-se que o uso de alguns tipos de substâncias pode influenciar alterações bioquímicas no cérebro que facilitam a explosão de sentimentos ansiosos excessivos e desproporcionais característicos do transtorno de ansiedade generalizada. Álcool, cafeína e alguns tipos de drogas ilícitas e de medicamentos estão entre as substâncias que podem ter esse tipo de reação adversa.

Principais sintomas do transtorno de ansiedade generalizada (TAG)

Como mencionado anteriormente, o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) pode se manifestar com sintomas físicos e psicológicos. O principal sintoma é a preocupação com intensidade e frequência muito grandes, fazendo com que a pessoa sinta que é impossível controlá-la.

Não espere mais!

Realize o tratamento da TAG no Instituto Sanapta!

Essa preocupação pode se manifestar junto a outros sintomas. São eles:

  • Sensação de que algo ruim está para acontecer;
  • Inquietação e irritabilidade;
  • Dificuldade de concentração e memória;
  • Insônia e sono perturbado;
  • Cansaço excessivo;
  • Sudorese excessiva;
  • Palpitações, taquicardia e pressão arterial elevada;
  • Tensão muscular;
  • Dores de cabeça, musculares e no peito;
  • Tremores;
  • Alterações gastrointestinais;
  • Disfunção sexual.

A manifestação dos sintomas do transtorno de ansiedade generalizada varia de pessoa para pessoa. Algumas sentem mais as alterações de origem emocional, enquanto outras tendem a ter mais sintomas físicos — que, muitas vezes, aumentam a preocupação excessiva, levando-a a acreditar que tem uma doença grave.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico do transtorno de ansiedade generalizada é feito de forma clínica, a partir da análise dos sintomas pelo médico psiquiatra. Esta análise deve levar em consideração os relatos feitos pelo paciente sobre a manifestação de preocupação excessiva e generalizada, presente na maior parte do tempo.

Também é importante que o médico avalie a manifestação de outros sintomas, principalmente os relacionados à tensão muscular, cansaço excessivo, dificuldade de concentração, irritabilidade e distúrbios do sono. Assim, é possível realizar o diagnóstico correto da TAG em diferenciação a outros transtornos de ansiedade e distúrbios em geral.

Entre em contato agora mesmo clicando aqui e agende sua consulta!

Como controlar a ansiedade?

Uma das principais preocupações das pessoas em relação aos sentimentos de ansiedade é sobre seu controle. É muito importante ter em mente que, quando uma pessoa é diagnosticada com o transtorno de ansiedade generalizada (TAG) ou outros distúrbios do tipo, todo o acompanhamento deve ser feito em conjunto com profissionais especializados.

No entanto, é possível buscar meios de controlar a ansiedade em momentos específicos, principalmente por meio de ações como a prática de atividades físicas, adoção de hábitos de alimentação saudável e ajuste adequado da rotina. A psicoterapia também tem um papel fundamental nesse processo, bem como a realização de tratamentos como a acupuntura integrativa.

Opções de tratamento para a TAG

O tratamento de distúrbios como o transtorno de ansiedade generalizada deve ser realizado de acordo com a intensidade dos sintomas do paciente. Em muitos casos, é feita a associação de tratamento medicamentoso com psicoterapia e outros métodos complementares.

O tratamento por meio do uso de medicamentos deve ser feito somente com prescrição médica. Já a psicoterapia consiste em diversas sessões para que o paciente aprenda a lidar com suas crises de ansiedade e entendê-las, buscando os melhores meios de controlar os sentimentos negativos. Ambos os tratamentos podem ser complementados com a adoção de um estilo de vida mais ativo e saudável.

Existem possibilidades de tratamento que aumentam ainda mais o alívio dos sintomas, como a acupuntura integrativa, que, por meio da inserção de agulhas no corpo, busca atingir o equilíbrio necessário para que a pessoa se sinta mais aliviada da tensão, irritabilidade e cansaço típicos do transtorno de ansiedade generalizada.

O Instituto Sanapta surgiu da ideia de que a integração de diversas especialidades é fundamental para o sucesso no tratamento de condições como a TAG, valorizando a individualidade e a qualidade de vida de seus pacientes. Entre em contato e agende já sua consulta.

Entre em contato agora mesmo clicando aqui e agende sua consulta!

Fontes:

Ministério da Saúde

Manual MSD

Revista Brasileira de Psiquiatria

Instituto Sanapta