Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Compulsão alimentar

Compulsão alimentar
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Transtorno é caracterizado pela ingestão alimentar excessiva, mesmo sem estar com fome, o que prejudica a saúde física e as relações do paciente 

A compulsão alimentar é um transtorno caracterizado por episódios recorrentes de descontrole no consumo alimentar, em que o indivíduo ingere grandes quantidades de alimento em pouco espaço de tempo, mesmo sem estar com fome. Esta doença pode trazer prejuízos significativos à qualidade de vida do paciente, comprometendo sua saúde física e afetando até seus relacionamentos.

É importante destacar que exagerar na comida em um dia específico ou comer uma guloseima após um evento estressante não caracteriza o transtorno. Na compulsão alimentar, o indivíduo ingere uma quantidade de comida muito maior do que a maioria das pessoas comeria nas mesmas circunstâncias. Em geral, esse episódio é acompanhado por sensação de falta de controle e incapacidade de controlar o que está sendo consumido.

Entre em contato e agende sua consulta!

Principais causas da compulsão alimentar

A compulsão alimentar é considerada um transtorno multifatorial, e os mecanismos envolvidos na doença ainda não são completamente esclarecidos. O problema pode estar relacionado a fatores genéticos, biológicos, psicológicos e comportamentais. Nesse contexto, é possível apontar como principais fatores de risco para desenvolver o transtorno:

  • Dieta muito restritiva ou realizada de forma inadequada;
  • Hábito de comer por conforto emocional;
  • Estresse;
  • Problemas relacionados à imagem corporal;
  • Problemas psiquiátricos, como ansiedade.

Sintomas da compulsão alimentar

O principal sintoma da compulsão alimentar é a ocorrência de episódios em que o indivíduo ingere uma quantidade exagerada de alimentos de forma mais rápida que o habitual. Essa manifestação pode ser acompanhada por:

  • Sentimento de culpa após comer;
  • Dificuldade para parar de comer;
  • Hábito de comer escondido;
  • Sobrepeso ou obesidade;
  • Descontentamento com a própria imagem;
  • Consumir alimentos de maneira considerada não usual — como arroz cru, um pote inteiro de manteiga ou misturar ingredientes muito diferentes.

Algumas pessoas com compulsão alimentar podem, ainda, desenvolver outros transtornos, como bulimia ou depressão.

Não espere mais!

Realize o tratamento da compulsão alimentar com nossos especialistas!

Relação entre compulsão alimentar e ansiedade

A compulsão alimentar está frequentemente associada a outros transtornos, como o de ansiedade. Embora esta relação não seja obrigatória, muitos pacientes encontram nos alimentos um conforto durante as crises de ansiedade. Uma vez que o consumo de determinados alimentos pode trazer uma falsa sensação de bem-estar, o indivíduo acaba adotando um comportamento compulsivo para suprir seu estado de inquietação.

A tendência é que esse processo se torne cíclico: o sentimento de culpa após um episódio de compulsão alimentar faz com que a pessoa se sinta ansiosa, podendo levar a outra crise. Essa relação pode se tornar ainda mais intensa quando o indivíduo começa a ganhar peso e tem a autoestima prejudicada por isso.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico de compulsão alimentar não é tão simples de ser feito, especialmente porque o transtorno muitas vezes é confundido com fome emocional e porque a maioria das pessoas que sofre com o problema tende a esconder os sintomas. Os critérios clínicos para a identificação da doença exigem que, obrigatoriamente:

  • A compulsão alimentar ocorra, em média, pelo menos uma vez por semana por 3 meses;
  • O paciente tenha a sensação de falta de controle em relação à alimentação.

Além disso, é necessário que pelo menos três dos sintomas seguintes estejam presentes:

  • Comer muito mais rápido do que o normal;
  • Comer até se sentir desconfortavelmente cheio;
  • Ingerir grandes quantidades de alimento, mesmo quando não está com fome;
  • Ter vergonha de comer e desenvolver o hábito de fazer as refeições sozinho;
  • Sentir-se deprimido, culpado ou com náusea após comer excessivamente.

Entre em contato agora mesmo clicando aqui e agende sua consulta!

Teste de compulsão alimentar

O teste de compulsão alimentar é uma ferramenta on-line autoaplicável em que o indivíduo responde perguntas sobre a forma e frequência com que os sintomas se manifestam. Com isso, o paciente consegue avaliar se o seu comportamento alimentar é considerado normal ou deve ser investigado de maneira mais criteriosa por um especialista. Você pode acessar o teste de compulsão alimentar em nosso site.

Vale lembrar que nenhum teste on-line substitui o diagnóstico de um médico psiquiatra, feito em consultório após análise dos sintomas apresentados e avaliação do histórico clínico do paciente. O teste disponibilizado pelo Instituto Sanapta é apenas uma ferramenta de triagem geral, que permite ao indivíduo entender seus sintomas e o que eles podem representar.

Tratamento da compulsão alimentar

O tratamento do transtorno de compulsão alimentar geralmente envolve uma equipe multidisciplinar. A alteração é diagnosticada pelo psiquiatra, que poderá recomendar um tratamento medicamentoso dependendo da severidade dos sintomas e da presença de outras doenças mentais associadas, como depressão e ansiedade.

Além disso, o tratamento para compulsão alimentar engloba a atuação de um psicólogo, que conduzirá uma terapia cognitivo-comportamental, e de um nutricionista. É importante que este último profissional não tenha sua atuação focada em dietas, mas no comportamento alimentar.

O acompanhamento do paciente pode, ainda, incluir terapias complementares, como a acupuntura integrativa. Esta metodologia é baseada na medicina tradicional chinesa e consiste na inserção de agulhas no corpo para estimular pontos específicos no organismo e equilibrar sua energia. Com isso, é possível promover bem-estar e qualidade de vida ao paciente.

O Instituto Sanapta oferece todo o apoio profissional necessário para o diagnóstico e tratamento corretos do transtorno de compulsão alimentar e outros distúrbios. O centro especializado conta com atendimento médico, psicoterapia, nutrição, personal trainer e acupuntura integrativa, promovendo qualidade de vida ao paciente de forma completa.

Entre em contato e agende uma consulta.

Fontes:

Instituto Sanapta

Rede D’Or São Luiz

Biblioteca Virtual em Saúde