Condição tem sintomas semelhantes aos dos transtornos mentais, mas sem ainda caracterizá-los
Ter sentimentos de tristeza, nervosismo e ansiedade é algo completamente normal a todo ser humano, podendo ocorrer em diversos momentos da vida. No entanto, quando estes sentimentos se tornam permanentes ou prejudiciais, podem caracterizar um quadro chamado sofrimento mental, que pode anteceder ou não um transtorno mental.
A identificação dos sintomas do sofrimento mental não é fácil, mas é fundamental para buscar meios de evitar que o problema evolua de forma progressiva até se tornar, de fato, um transtorno. Isso ocorre porque a maioria dos transtornos está associada a desequilíbrios químicos no cérebro que podem ser desencadeados pelo sofrimento mental constante.
Entre em contato agora mesmo clicando aqui e agende sua consulta!
Principais causas do sofrimento mental
Diversas situações podem causar sofrimento mental. Vivências avassaladoras, mudanças intensas, momentos traumáticos ou mesmo situações que, à primeira vista, parecem simples podem desencadear sentimentos que levam à condição.
Por esse motivo, não é possível indicar uma causa específica para o sofrimento mental, uma vez que cada pessoa vivencia e reage às situações de forma única. Além disso, por ser uma situação que antecede o desenvolvimento de transtornos mentais, algumas pessoas podem ter predisposição genética para o sofrimento.
Quando o sofrimento mental se transforma em transtorno mental?
Como já mencionado anteriormente, o sofrimento mental é uma condição que pode anteceder o transtorno mental. Isso quer dizer que, em algum momento, a manutenção dos sentimentos pode evoluir para sintomas específicos de um transtorno.
A evolução do sofrimento mental para transtorno pode acontecer gradualmente, levando até mesmo anos, ou de forma mais rápida, a depender dos sintomas e das circunstâncias que levaram a pessoa a esse estado. A predisposição genética, como já mencionado, pode ser um fator catalisador para a evolução do problema.
Por isso, entender se a condição da pessoa é um transtorno mental ou ainda um estado de sofrimento deve ser algo mediado por um médico especialista, que é capaz de analisar a presença dos sintomas com a frequência e período necessários para caracterizá-los de forma correta.
Não espere mais!
Tratamento para sofrimento mental no Instituto Sanapta!
Sintomas
Os sintomas do sofrimento mental podem variar de acordo com os fatores desencadeantes e outras circunstâncias específicas de cada pessoa. Eles são comuns a diversos transtornos mentais, manifestando-se com frequência e intensidade diferentes, no entanto.
Sendo assim, de forma geral, uma pessoa com sofrimento mental pode apresentar:
- Estado de tristeza constante;
- Sensação de angústia e ansiedade constante, ou perante situações que normalmente não causam esses sentimentos;
- Nervosismo e irritabilidade;
- Baixa autoestima;
- Cansaço;
- Perda de interesse em atividades anteriormente prazerosas;
- Sintomas físicos não associados a outras doenças, como dores de cabeça e problemas gastrointestinais;
- Sensação de descontrole emocional;
- Alterações no sono (insônia ou sono excessivo);
- Pensamentos sobre morte e suicídio.
Entre em contato agora mesmo clicando aqui e agende sua consulta!
Nem todos os pacientes com sofrimento mental apresentam todos os sintomas acima. Além disso, é possível identificar o transtorno mental que a pessoa pode desenvolver a partir dos sintomas detectados ainda no estado de sofrimento, o que facilita a elaboração da estratégia de tratamento mais adequada para o paciente.
Como é feito o diagnóstico?
O sofrimento mental é uma condição de diagnóstico complexo, uma vez que o médico especialista deve entender se a condição do paciente está dentro dos limites do sofrimento ou se já pode ser considerada característica de um transtorno.
Por isso, é importante fazer uma análise criteriosa de todo o histórico clínico do paciente, buscando informações sobre fatores desencadeantes dos sintomas e outros critérios que podem indicar que ele está em sofrimento mental.
Ainda que seja difícil, principalmente pelo fato de que a maioria dos pacientes não tem consciência da real necessidade de procurar ajuda médica, o diagnóstico precoce do sofrimento mental é muito importante para que sejam estabelecidos tratamentos que impeçam ou amenizem a evolução dos sintomas para um transtorno.
Teste de sofrimento mental
Muitas pessoas em sofrimento mental não sabem que têm a condição, ainda que saibam que algo não está certo. Por este motivo, um conjunto de pesquisadores desenvolveu um teste de saúde mental com foco em identificar os possíveis sintomas do sofrimento.
Apesar de não ser uma ferramenta diagnóstica — o diagnóstico deve ser feito exclusivamente pelo médico —, o teste de sofrimento mental é importante para nortear o paciente sobre seus sentimentos e sobre a necessidade de uma consulta médica. O teste está disponível em nosso site.
Tratamento do sofrimento mental
O tratamento do sofrimento mental é uma questão complexa que deve ser avaliada considerando cada paciente como um indivíduo com suas próprias necessidades. Além disso, o risco de evolução do quadro também deve ser considerado no estabelecimento do tratamento.
Algumas pessoas podem obter uma melhora significativa dos sintomas por meio da psicoterapia associada a mudanças no estilo de vida e tratamentos complementares, como a acupuntura integrativa. Outras podem precisar associar essas estratégias ao uso de medicamentos.
O Instituto Sanapta nasceu a partir da ideia de que a união de diversas especialidades é capaz de devolver a qualidade de vida aos pacientes com sofrimento mental e outros distúrbios de forma saudável e construtiva. Por isso, conta com psicoterapia, acupuntura integrativa, educação física, nutrição e outras especialidades que se unem para proporcionar o tratamento mais adequado a seus pacientes.
Entre em contato agora mesmo clicando aqui e agende sua consulta!
Entre em contato e agende já uma consulta no Instituto Sanapta.
Fontes: