Distúrbio é caracterizado por mudanças entre humor depressivo e eufórico
O transtorno bipolar, também chamado de “transtorno afetivo bipolar”, é um distúrbio psicológico complexo que se caracteriza pela alternância de estados de humor de depressão e mania. Em alguns casos, pode haver um tipo intermediário de estado, chamado hipomania.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o transtorno bipolar pode afetar cerca de 140 milhões de pessoas em todo o mundo. Os sintomas costumam aparecer antes dos 30 anos de idade na maioria das pessoas com a condição, ainda que em alguns casos possam surgir a partir dos 50 anos.
Entre em contato agora mesmo clicando aqui e agende sua consulta!
O que causa o transtorno bipolar?
Não se conhece uma causa exata para o transtorno bipolar, mas se sabe que é uma doença muito associada à hereditariedade, uma vez que a maioria dos casos (até 80% deles) são de pessoas que têm parentes próximos com a condição.
Além disso, sabe-se também que os sintomas característicos do transtorno bipolar estão associados a alterações em determinados níveis no funcionamento bioquímico do cérebro, principalmente em neurotransmissores como a noradrenalina e a serotonina.
Sintomas do transtorno bipolar
Como mencionado anteriormente, o transtorno bipolar se manifesta com a alternância entre estados de depressão e euforia — que pode se manifestar em momentos de mania e hipomania. Cada episódio pode durar de algumas semanas a alguns meses, e, entre eles, pode haver um período em que o paciente aparentemente não tem sintomas.
Considerando as variações de humor, os sintomas do transtorno bipolar são diferentes de acordo com cada momento, como veremos a seguir:
Depressão
O estado de depressão no transtorno bipolar tem sintomas que se parecem com os que ocorrem aos pacientes com a depressão como transtorno isolado. Entre eles, podemos citar:
- Humor deprimido constante;
- Alterações no apetite;
- Sensação de vazio e desesperança;
- Falta de interesse em atividades antes prazerosas;
- Alterações no sono (insônia ou sono excessivo);
- Isolamento social;
- Pensamentos de morte ou ideações suicidas.
Não espere mais!
Trate o transtorno bipolar no Instituto Sanapta!
Mania e hipomania
Os estados de euforia podem ocorrer como mania ou hipomania. A mania é um estado de intensa energia, em que o indivíduo se sente eufórico e capaz de realizar tudo de forma intensa. Nesta fase, é comum que a pessoa tenha sintomas como:
- Estado intenso de euforia e alegria;
- Pouca necessidade de sono;
- Irritabilidade e impaciência;
- Fala compulsiva;
- Libido aumentada;
- Desinibição;
- Baixa capacidade de concentração;
- Manias de grandeza;
- Pouca tolerância a ser contrariado;
- Inclinação a comportamentos de risco;
- Pensamentos acelerados.
Em alguns casos, os sintomas do estado de mania podem se tornar tão intensos que se instala um estado de psicose maníaca, situação em que a pessoa pode ter alucinações e acreditar que está sendo perseguida, por exemplo. Além disso, os próprios sintomas da mania ocorrem num nível tão intenso que a pessoa necessita de tratamento urgentemente.
Já a hipomania é um estado de euforia bem mais brando que a mania. A alegria, a baixa necessidade de sono e os outros comportamentos existem, mas são aparentemente mais controlados e costumam ter uma duração menor. Em alguns casos, pode até mesmo haver alguns sinais do estado de depressão.
Episódios mistos
Existem pessoas que podem ter o transtorno bipolar com características mistas, ou seja, com episódios de depressão e mania ou hipomania se alternando de maneira rápida ou mesmo existindo de forma concomitante.
Esse tipo de manifestação do transtorno bipolar é particularmente grave, uma vez que existe um risco aumentado da adoção de comportamentos de risco ou mesmo de suicídio.
Tipos de transtorno bipolar
De acordo com a forma como os sintomas se manifestam, o transtorno bipolar pode ser classificado nos seguintes tipos:
- Transtorno bipolar de tipo I: ocorre quando os estados de mania e hipomania são predominantes em relação à depressão. Além disso, a intensidade dos sintomas prejudica de forma significativa a qualidade de vida do paciente;
- Transtorno bipolar de tipo II: caracteriza-se pela presença de estados de humor depressivo mais frequentes e alternados com estados eufóricos, principalmente do tipo hipomaníaco. É mais comum em mulheres;
- Transtorno bipolar ciclotímico: ocorre quando os estados de humor depressivo e de euforia se alternam em períodos prolongados, sem causar muitos prejuízos à qualidade de vida do paciente.
Fatores de risco
Existem alguns fatores que aumentam os riscos de desenvolvimento do transtorno bipolar. São eles:
- Histórico familiar da doença;
- Vivência de momentos traumáticos ou de estresse intenso;
- Uso de determinadas substâncias, como álcool e alguns tipos de medicamentos;
- Mudanças significativas durante a vida (casamento, nascimento de filhos, mudança de padrão financeiro, perda de um ente, mudanças na vida profissional, entre outras);
- Idade entre 25 e 30 anos.
Possíveis complicações do transtorno bipolar
As mudanças de humor características do transtorno bipolar podem levar a pessoa que não recebe tratamento adequado a uma série de complicações. Como mencionado anteriormente, uma delas é a psicose maníaca, caracterizada por episódios intensos de mania acompanhados de sintomas que lembram os da esquizofrenia.
Outro risco preocupante relacionado ao transtorno bipolar é o suicídio, uma vez que a doença é muito comum entre as pessoas que tiram a própria vida. O risco de suicídio é presente tanto nos estados de depressão quanto nos estados de mania e hipomania.
Além disso, existem os riscos relacionados ao desenvolvimento de outras doenças a partir de comportamentos e outros sintomas do transtorno bipolar. Neste contexto, podemos citar outros distúrbios de saúde mental e doenças físicas, como as causadas por deficiências hormonais, doenças cardíacas e diabetes.
Entre em contato agora mesmo clicando aqui e agende sua consulta!
Diagnóstico
O diagnóstico do transtorno bipolar é feito pelo médico especialista a partir da análise de uma série de sintomas que são classificados como critérios diagnósticos para a doença. Para isso, é solicitado ao paciente que ele descreva todos os seus sintomas e sentimentos em cada estado de humor.
No entanto, muitas vezes o diagnóstico do transtorno bipolar é complexo e pode levar um tempo considerável, uma vez que, dependendo do estado de humor do paciente, a descrição dos sintomas pode não ser exata.
Teste de transtorno bipolar
O teste de transtorno bipolar é uma possibilidade de entender se os sintomas relacionados aos seus estados de humor podem ser um indicativo da doença. O questionário contém uma série de perguntas que avaliam sintomas específicos dos estados de depressão e de euforia.
Dependendo das respostas dadas no teste, é feita a indicação para que uma consulta com o médico seja realizada, já que somente o profissional é capaz de dar o diagnóstico correto da doença. O teste de transtorno bipolar pode ser feito em nosso site.
Opções de tratamentos
O tratamento do transtorno bipolar tem como objetivo controlar os sintomas e a alternância entre os estados de humor. Ele é individualizado, ou seja, determinado para cada paciente de acordo com a forma como os sintomas e a alternância de estados de humor se manifestam nele.
O uso de medicamentos, como os antipsicóticos e estabilizadores de humor, deve ser feito de acordo com a indicação do médico psiquiatra em conjunto com outras estratégias, como a psicoterapia e a adoção de um estilo de vida saudável.
A associação da psicoterapia e do tratamento medicamentoso tem se mostrado muito eficaz no controle dos sintomas do transtorno bipolar. Além disso, existem outras possibilidades, como a acupuntura integrativa, que auxiliam na obtenção do equilíbrio necessário para uma boa qualidade de vida.
O Instituto Sanapta é formado por profissionais de diversas especialidades que atuam em conjunto em busca de uma vida saudável e com qualidade para os pacientes com condições como o transtorno bipolar.
Agende já sua consulta com o instituto Sanapta.
Fontes: