Agendar primeira consulta
Fale conosco pelo WhatsApp

Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade – TDAH

Transtorno do déficit de atenção com hiperatividade – TDAH
Imagem meramente ilustrativa (Banco de imagens: Shutterstock)

Dificuldade de atenção, inquietude e hiperatividade são os principais sintomas do distúrbio que surge ainda na infância

Alguns tipos de alterações do comportamento podem ser prejudiciais ao cotidiano, ao aprendizado e à convivência social de crianças e adultos, podendo ser caracterizados como sintomas de condições como o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH).

Nos últimos anos, o diagnóstico do TDAH tem se tornado cada vez mais frequente, evidenciando a evolução da medicina para identificar seus sinais, sintomas e causas de forma mais efetiva. Da mesma forma, métodos de tratamentos principais e complementares cada vez mais eficazes têm se estabelecido.

Entenda, a seguir, o que é o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) e como tratá-lo.

Entre em contato agora mesmo clicando aqui e agende sua consulta!

O que é o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade – TDAH?

O transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) é um distúrbio neurobiológico cerebral caracterizado por alterações nas transmissões neurais que levam a sintomas como inquietude constante, impulsividade e dificuldade de manter atenção e concentração.

Estudos apontam que os primeiros sintomas do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade aparecem ainda na infância e podem se manter até a vida adulta. Estimativas da Associação Brasileira de Déficit de Atenção apontam que entre 3% e 8% da população mundial — tanto crianças quanto adultos — têm o TDAH.

Principais causas do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade – TDAH

Basicamente, o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade é causado por alterações na região frontal do cérebro, afetando o controle de comportamento e da atenção. Não existe uma característica específica que possa ser classificada como causa deste tipo de alteração, ainda que algumas pessoas possam ter histórico genético (casos na mesma família).

Além disso, existem alguns fatores de risco ambientais que podem contribuir para o aumento das chances de desenvolvimento de TDAH. São eles:

  • Nascimento com baixo peso;
  • Exposição a toxinas nocivas ao sistema nervoso, como o chumbo;
  • Infecções;
  • Uso de cigarro e álcool durante a gravidez.

Além dos fatores citados acima, é comum que pessoas diagnosticadas com o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade tenham histórico de eventos traumáticos na infância, que envolvem situações como abusos, negligência e violência.

No entanto, nem todos os pacientes diagnosticados com TDAH apresentarão esse conjunto de fatores de risco, fazendo com que cada caso deva ser avaliado de forma individual.

Não espere mais!

Trate o TDAH com os especialistas do Instituto Sanapta!

TDAH infantil

O transtorno do déficit de atenção e hiperatividade infantil costuma ser diagnosticado em crianças cujos pais procuram ajuda médica para solucionar comportamentos hiperativos e inquietos, muitas vezes associados a sinais de dificuldade de aprendizado na escola e em ambientes familiares.

O tratamento adequado do TDAH em crianças pode amenizar os sintomas de forma significativa, diminuindo consideravelmente seu impacto na idade adulta. No entanto, muitas pessoas não são diagnosticadas e tratadas corretamente na infância.

TDAH em adultos

Muitas pessoas ainda acreditam que o TDAH é um transtorno exclusivamente infantil, o que não é verdade. Apesar de a condição surgir ainda na infância, os sintomas, principalmente se não tratados adequadamente, podem continuar na vida adulta, afetando relacionamentos, trabalho e outros aspectos do cotidiano.

Sintomas do TDAH

Os sintomas do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, como já entendemos, estão relacionados a inquietudes, hiperatividade e dificuldade de atenção. Sua manifestação, no entanto, varia de acordo com a idade do indivíduo.

Sintomas do TDAH em crianças

Nas crianças, o TDAH pode se manifestar das seguintes maneiras:

  • Dificuldade de manter atenção a atividades escolares, instruções e brincadeiras;
  • Inquietude e agitação constantes;
  • Dificuldade de manter atenção por tempo prolongado;
  • Intolerância a situações de silêncio ou que exigem espera;
  • Dificuldade para finalizar atividades de forma correta.

Sintomas do TDAH em adultos

Na idade adulta, os sintomas do TDAH costumam se manifestar das seguintes formas:

  • Dificuldade de manter o foco em atividades cotidianas e no trabalho;
  • Dificuldade de completar trabalhos iniciados;
  • Sensação constante de tédio e sobrecarga mental;
  • Dificuldade de se manter quieto em situações em que isso é exigido;
  • Oscilações de humor e impaciência;
  • Busca constante por situações estimulantes e prazerosas;
  • Esquecimentos e perdas de objetos, datas e prazos;
  • Procrastinação;
  • Dificuldade de se manter em relacionamentos por muito tempo de forma estável.

Entre em contato agora mesmo clicando aqui e agende sua consulta!

Como é feito o diagnóstico?

Para entender como é feito o diagnóstico do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade, precisamos, primeiramente, entender que, de acordo com a prevalência dos sintomas, ele pode ser classificado em dois subtipos principais:

  • TDAH desatento: quando os sintomas relacionados à falta de atenção são mais comuns;
  • TDAH hiperativo-impulsivo: quando os sintomas relacionados à hiperatividade e inquietação são mais frequentes.

O diagnóstico do TDAH é sempre clínico e deve ser feito por um médico psiquiatra a partir dos sintomas relatados pelo paciente. De forma geral, considera-se que os sinais do transtorno devem estar presentes desde antes dos 12 anos de idade, em ambientes tanto familiares quanto escolares — da mesma forma, em pessoas adultas, nos diversos tipos de ambientes que frequenta.

É importante também que a avaliação seja completa e contemple a diferenciação dos sintomas, uma vez que diversas manifestações podem ser semelhantes às de outras condições, como os transtornos de ansiedade, depressão, transtornos de personalidade, entre outras.

Teste de TDAH

Uma ferramenta útil para auxiliar a identificação dos sintomas do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade é o teste de TDAH. Por meio dele, é possível que o paciente entenda se é ou não necessário passar por uma investigação médica mais detalhada.

Vale lembrar que o teste de TDAH não é uma ferramenta diagnóstica, mas uma possibilidade de apoio para que a pessoa compreenda que os sintomas que ela vem sentindo podem precisar de uma avaliação médica. Em nosso site, disponibilizamos o teste de TDAH tanto para sintomas de desatenção quanto para hiperatividade.

Opções de tratamento para o TDAH

De modo geral, o transtorno do déficit de atenção com hiperatividade pode ser tratado por meio do uso de medicamentos psicoestimulantes, que podem ser combinados com outras categorias medicamentosas, como os antidepressivos.

Isso faz com que as transmissões neurais se ajustem, amenizando os sintomas de inquietação e desatenção característicos do problema. No entanto, a prescrição médica pode variar de acordo com o subtipo do transtorno e as características individuais do paciente.

A psicoterapia associada ao tratamento medicamentoso também pode trazer bons resultados de melhora dos sintomas do TDAH. Além disso, existem tratamentos complementares que podem auxiliar o paciente na obtenção de qualidade de vida, como a acupuntura integrativa.

Qual profissional procurar para o tratamento de TDAH?

O tratamento do transtorno do déficit de atenção com hiperatividade (TDAH), assim como os tratamentos de transtornos neurobiológicos em geral, deve ser realizado com o acompanhamento de um médico psiquiatra, que é o especialista capaz de diagnosticar, investigar e tratar essas condições — no caso, um psiquiatra da infância e adolescência. Se o profissional também tiver vivência no atendimento de adultos com a condição, pode ser um diferencial importante.

O Instituto Sanapta surgiu da ideia de unificar a medicina tradicional a outras possibilidades de tratamento. Por isso, além da psiquiatria, possui uma equipe multidisciplinar formada por psicólogos, profissionais do coaching, educador físico, nutricionista e acupunturista de medicina integrativa.

Assim, é possível que o paciente encontre melhora de seus sintomas e angústias em todos os aspectos de sua vida, equilibrando-os de forma integrada e saudável. Entre em contato já e agende sua consulta.

Entre em contato agora mesmo clicando aqui e agende sua consulta!

Fontes:

Instituto Sanapta

Manual MSD

Associação Brasileira de Déficit de Atenção (ABDA)