A síndrome de burnout deve ser devidamente diagnosticada por um psiquiatra, que poderá elaborar um plano de tratamento personalizado
Também conhecida como “síndrome do esgotamento profissional”, a síndrome de burnout é um distúrbio que está diretamente relacionado ao ambiente de trabalho e ao excesso de demandas profissionais. Este é um problema que tem se tornado cada vez mais frequente, mas a maioria das pessoas tem dificuldade de entender que se trata de um problema que demanda atenção profissional.
Procurar um psiquiatra para síndrome de burnout é fundamental para que o paciente seja devidamente diagnosticado e tratado a partir de diversas ações que ajudam a amenizar os sintomas apresentados. Saiba mais a seguir!
Agende uma consulta no instituto sanapta!
Sintomas e causas da síndrome de burnout
A principal causa da síndrome de burnout é o excesso de trabalho, uma situação que leva ao esgotamento profissional e estresse. Fatores como uma elevada quantidade de demandas ou alta responsabilidade podem favorecer a ocorrência do esgotamento profissional, assim como uma alta pressão e muita competitividade no ambiente de trabalho.
Entre os sintomas da síndrome, o esgotamento profissional pode se manifestar a partir de:
- Cansaço físico e mental;
- Indisposição;
- Dificuldade de concentração;
- Dores musculares e de cabeça;
- Irritabilidade e alterações de humor;
- Isolamento social;
- Problemas de memória;
- Sentimentos negativos, tais como desesperança ou sensação de impotência e incompetência.
É importante lembrar que uma pessoa com síndrome de burnout não vai, necessariamente, apresentar todos os sintomas acima. Por isso, é fundamental procurar um psiquiatra para síndrome de burnout, de modo a ser avaliado de maneira criteriosa e receber um diagnóstico preciso a respeito da condição.
Médico psiquiatra no tratamento da síndrome de burnout
O psiquiatra para síndrome de burnout tem papel fundamental na identificação do problema e elaboração de um plano de tratamento adequado e personalizado. Cabe a este especialista a tarefa de analisar os sintomas apresentados pelo paciente, chegando ao diagnóstico. Casos mais graves podem apresentar doenças associadas, que também devem ser identificadas.
Por isso, é sempre recomendado procurar um psiquiatra para síndrome de burnout ao notar a presença dos sintomas listados acima. Vale lembrar que é considerado absolutamente normal se sentir esgotado ou estressado de vez em quando, e isso nem sempre representa um problema de esgotamento profissional — daí a importância da avaliação especializada.
Não espere mais!
Psiquiatra especializado em burnout no Instituto Sanapta!
Como é feito o tratamento pelo psiquiatra para síndrome de burnout?
O plano de tratamento da síndrome de burnout elaborado pelo psiquiatra pode incluir diversas ações que visam amenizar os sintomas apresentados pelo paciente e melhorar sua qualidade de vida. Além disso, é importante que a abordagem terapêutica permita ao paciente encontrar um equilíbrio entre bem-estar e realização profissional.
Para isso, o psiquiatra para síndrome de burnout pode recomendar o uso de medicamentos específicos, bem como a realização de psicoterapia e sessões de acupuntura integrativa para aliviar os sintomas da condição. O profissional também poderá propor algumas mudanças no estilo de vida do paciente, indicando principalmente que o indivíduo se dedique a atividades prazerosas.
Outro cuidado que pode ser recomendado pelo psiquiatra para síndrome de burnout é a readequação da alimentação e das atividades físicas, de modo que o paciente alcance uma melhor qualidade de vida e tenha uma nova disposição para se dedicar ao trabalho de maneira saudável. É importante destacar que todas essas mudanças devem ser sempre personalizadas à realidade e necessidades de cada indivíduo.
Tratamento da síndrome de burnout no Instituto Sanapta
O Instituto Sanapta é um centro especializado em saúde mental que foi idealizado com o intuito de proporcionar atendimento completo e integral ao paciente. Por isso, a clínica oferece não apenas o médico psiquiatra para o burnout, mas atendimento nas áreas de nutrição, educação física, psicoterapia e acupuntura integrativa.
Para saber mais a respeito dos tratamentos oferecidos no Instituto Sanapta, entre em contato e agende uma consulta.
Fontes: